Cidades

Correio vence Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito

Concurso reconheceu série de trabalhos feitos em nome da paz no trânsito

postado em 23/09/2010 07:48
O jornal Correio Braziliense ganhou o Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito(1). A jornalista Adriana Bernardes, repórter da editoria de Cidades, foi a vencedora da Região Centro-Oeste com série de reportagens sobre a lei seca e outros dois trabalhos: um sobre os riscos para quem depende do transporte público e outro que retratou as consequências do crescimento acelerado da frota de veículos no Distrito Federal. A 18; edição do Prêmio Volvo contou com a inscrição de 254 trabalhos, de 19 estados brasileiros.

A série Lei seca: mudando comportamentos, salvando vidas foi publicada em junho de 2008, quando a Lei Federal n; 11.705/08 completou um ano de vigência. As matérias abordaram o tema de forma ampla e mostraram os impactos da legislação no dia a dia da população. No Distrito Federal, que ficou conhecido nacionalmente pelo rigor com que cobrou do condutor o respeito à nova legislação, houve redução de acidentes e mortes.

Capital dos carros
A série premiada inclui ainda outras duas reportagens. Em ;Tráfego milionário;, publicada em 27 de abril de 2008, foram abordados os problemas do trânsito da capital, que, naquela época, estava prestes a bater a marca de 1 milhão de veículos (atualmente são 1.198.721). A reportagem mostrou as medidas anunciadas pelo governo local para amenizar os transtornos à cidade. Também ouviu representantes de outras metrópoles brasileiras e do mundo ; como Curitiba (PR) e Londres, na Inglaterra ;, que relataram alternativas para conter o avanço das frotas. Entre elas, a cobrança de estacionamento público e o incentivo à carona solidária.

Em ;O risco dentro do baú;, a reportagem retratou os perigos a que estão expostos os usuários do transporte público da capital do país: ônibus velhos, motoristas imprudentes e desrespeito à população. Para a jornalista, matérias relacionadas ao trânsito são importantes instrumentos de conscientização do condutor. ;É preciso que as pessoas entendam a necessidade de uma convivência harmoniosa e de respeito mútuo. Não é razoável que 35 mil pessoas percam a vida todos os anos nas vias brasileiras; explicou Adriana.

Ao todo, foram premiados 36 trabalhos, sendo seis vencedores nacionais e 24 regionais. A cerimônia de premiação será em Curitiba, mas a data ainda não está confirmada. ;A Volvo não poderia ficar alheia diante de uma realidade trágica e que pode ser mudada, pois a segurança é um dos valores fundamentais da marca, ao lado do respeito ao meio ambiente e da qualidade;, afirmou a gerente de Comunicação Corporativa da Volvo do Brasil, Solange Fusco.

1 - Alerta
O Prêmio Volvo de Segurança do Trânsito foi criado há 23 anos. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a dramática situação do trânsito brasileiro e incentivar, descobrir e dar conhecimento público às boas práticas de segurança nesta área, gerando um efeito multiplicador para ações similares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação