Cidades

Bombeiros identificam foco de incêndio subterrâneo no Parque Nacional

postado em 23/09/2010 09:22
Outro foco de incêndio foi identificado, nesta manhã de quinta-feira (23/9), no Parque Nacional de Brasília. Desta vez, o fogo é subterrâneo e está localizado na mata ciliar, vegetação próxima às margens de córregos e mananciais. De acordo com o capitão Ribeiro, do Corpo de Bombeiros, esse é o pior tipo de incêndio porque ele fica escondido e queima as raízes das árvores. "Quando é na vegetação do cerrado a recuperação é mais rápida, mas na mata ciliar o dano é irreparável", explica.

Cerca de 40 bombeiros tentam conter o fogo. Mas, caso a queimada não seja controlada logo, pode continuar por 15 a 20 dias. "É um tipo de incêndio devastador. Se não cuidarmos destrói mananciais e as árvores podem cair por serem atingidas diretamente na raiz", afirma Ribeiro. O capitão explica, ainda, que este tipo de foco acontece por conta da folhagem que cai das árvores, se concentra no chão e, com o tempo, fica seca. A combinação disto com o clima seco dá início ao incêndio na parte subterrânea da mata ciliar.

A identificação do foco aconteceu depois da ronda do helicóptero dos bombeiros. Ribeiro destaca que a grande quantidade de fumaça vista nas proximidades do parque é causada por esse foco subterrâneo. Ribeiro ressalta que a identificação é mais difícil porque não é um incêndio visível. "Só quando aparece a fumaça é que conseguimos identificar", afirma o capitão.

Para conter o fogo subterrâneo, a área deve ser encharcada com bastante água. "É preciso penetrar muita água no subsolo. Como é mata ciliar, que fica próximo a córregos, temos bombas que são colocadas no próprio manancial, que puxa mais água para o combate", ressalta o capitão Ribeiro.

Preocupação
Para prevenir novos focos, os bombeiros vão continuar monitorando a área. "Vamos nos concentrar nesse combate e é preciso ter muita paciência. A operação não tem previsão de término", garante Ribeiro.

[SAIBAMAIS]Parque Nacional
O incêndio no cerrado teve início no último domingo (19/9) e foi controlado ao longo desta semana. Mesmo assim, alguns outros focos continuam sendo identificados pelo Corpo de Bombeiros, que permanecem com homens monitorando o local.

Outro incêndio
A Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros já identificou outro incêndio florestal nesta manhã de quinta-feira (23/9). O foco, que é pequeno, foi localizado às margens da L4 Norte, próximo a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Até por volta das 8h, nenhuma viatura havia sido deslocada para a área, mas o Batalhão de Incêndio Florestal dos Bombeiros já foi avisado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação