postado em 25/09/2010 08:31
Empresários e trabalhadores do turismo estão temerosos pelo destino das políticas públicas direcionadas ao segmento no Distrito Federal. Querendo garantia, após o pleito de 3 de outubro, da continuidade de ações iniciadas este ano, eles realizaram manifestação ontem em frente ao hotel Naoum Plaza, no Setor Hoteleiro Sul, com a presença de alguns candidatos a cargos nos governos Federal e do DF. Além da manutenção de avanços conquistados, os manifestantes apresentaram reivindicações de investimentos e melhorias no setor, que, na opinião deles, tem o potencial subexplorado. O evento foi organizado pelo Brasília Regional Convention & Visitors Bureau (BRC) e pela Fundação 21 de Abril. Ambas entidades congregam representantes do setor privado e atuam na promoção da capital federal como opção turística.De acordo com Henrique Severien, diretor executivo do BRC, a principal vantagem em termos de apoio do poder público conquistada pelos empresários em 2010 foi a criação de uma pasta exclusiva para o setor no governo local, conduzida por um secretário com perfil técnico e ligado ao trade turístico. Em maio deste ano, Delfim da Costa Almeida, ex-presidente do Brasília Convention Bureau e pós-graduado em gestão de negócios em turismo, assumiu a Secretaria de Turismo (Setur). Antes da criação do órgão, a Empresa Brasiliense de Turismo (Brasíliatur), e depois a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet) ; atual Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) ;, ambas comandadas por políticos de carreira, coordenavam os incentivos ao segmento.
;O nosso desejo é que a Setur permaneça e que fique sempre nas mãos de técnicos. Não com políticos que trazem shows para a Esplanada e acreditam estar promovendo o turismo;, afirmou Severien, dizendo que, desde que a pasta entrou em cena, foi constituído o Conselho de Desenvolvimento do Turismo no Distrito Federal (Condetur), instância formada pelos setores privado e público que deve existir em estados e municípios segundo determinação do Ministério do Turismo (MTur). Com o Condetur em ação, diz Severien, projetos antigos estão sendo retomados, como a criação de um Observatório do Turismo que monitore o segmento e levante dados estatísticos; e a revitalização do polo cinematográfico de Sobradinho. ;Está tudo em fase de planejamento. Por meio do Conselho, estamos traçando um plano estratégico. Não desejamos que ele seja interrompido;, destaca o diretor executivo do BRC. Desde que foi criado por decreto do Poder Executivo, em 27 de maio deste ano, o Condetur já realizou quatro reuniões.
Tanto a Setur quanto o Condetur foram viabilizados a partir de entendimentos com o governador Rogério Rosso (PMDB), à época recém-empossado por meio de eleições indiretas, convocadas após escândalos políticos que abalaram a segurança institucional e jurídica do DF. Com a manifestação de ontem em frente ao Naoum Plaza, os representantes do segmento esperavam estabelecer com os candidatos a uma vaga de dirigente no Executivo e Legislativo nacional ou local o mesmo tipo de entendimento alcançado com Rosso.
De acordo com a assessoria de comunicação do Brasília Convention & Visitors Bureau, somente candidatos de partidos aliados ao PMDB de Rosso nessas eleições compareceram ao evento. A entidade informou também que, há alguns dias, o candidato a governador Agnelo Queiroz (PT) e o candidato ao Senado Cristovam Buarque (PDT) assinaram um termo de compromisso com os empresários do trade turístico local.
O BRC e a Fundação 21 de Abril dizem não ter sido contactados por políticos do PV, do PSol e da Coligação Esperança Renovada, do ex-candidato ao Buriti Joaquim Roriz (PSC), que renunciou ontem em favor da candidatura de sua esposa, Weslian Roriz (PSC). As entidades não descartam discutir os problemas do segmento do turismo com todas as chapas concorrentes no pleito. ;Estamos abertos a qualquer candidato, nossa bandeira é o turismo;, afirmou Henrique Severien.
O nosso desejo é que a Setur permaneça e que fique sempre nas mãos de técnicos. Não com políticos que trazem shows para a Esplanada e acreditam estar promovendo o turismo;
Henrique Severien, diretor-executivo do BRC
Falta de dados atrapalha
A maior dificuldade em traçar estratégias de ação no que diz respeito à exploração do turismo no Distrito Federal está na falta de dados confiáveis para definir estratégias. Não existem números que ajudem a dimensionar o tamanho da cadeia turística nem a quantidade de dinheiro movimentada pela atividade. Há uma estimativa de que 400 mil empregos diretos e indiretos são gerados na economia local pelo setor, mas o número é uma aproximação que pode estar distante da realidade. Quanto às divisas que entram, o trade tem que trabalhar com generalização da Organização Mundial de Turismo (OMT), segundo a qual o turista de negócios e eventos gasta em torno de US$ 200 por dia, enquanto que o turista de lazer despende cerca de US$ 70 diários.
Para o diretor executivo do BRC, Henrique Severien, a criação do Observatório do Turismo, com profissionais empenhados em levantar estatísticas, possibilitará um conhecimento mais aprofundado do mercado local e facilitará o trabalho de promover a capital federal como destino.
Além do Observatório, outro item do plano estratégico que está sendo desenvolvido pelo Condetur considerado importante é a revitalização do polo cinematográfico existente na cidade de Sobradinho. Trata-se de uma área de 400 hectares, incluindo um galpão-estúdio, destinada a filmagens e que está abandonada há mais de 20 anos. O Brasília Convention Bureau e a Fundação 21 de Abril também defendem a criação de mais polos semelhantes no DF, já que a capital federal foi apontada pelo Ministério do Turismo como cidade referência para turismo cinematográfico ; aquele em que as pessoas visitam países e cidades a fim de conhecer as locações onde foram filmadas produções famosas. Uma campanha agressiva de marketing para divulgar o turismo de negócios e eventos, incluindo a construção de um espaço em São Paulo destinado a divulgar a capital do país, é outra reivindicação, bem como cursos de capacitação de pessoal e empenho na preparação para a Copa de 2014 (veja quadro).
TREINAMENTO PARA A COPA.
O Ministério do Turismo escolheu Brasília para capacitar as primeiras turmas do curso para a formação de integrantes da cadeia turística com vistas à Copa de 2014. O Bem Receber Copa pretende treinar todos os profissionais que atuam na ;linha de frente; do contato com turistas ; motoristas, camareiros, garçons, recepcionistas, pessoal de aeroportos, entre outros. Na capital federal, uma série de aulas de duas semanas de duração está sendo ministrada a profissionais de bares e restaurantes. O programa pretende qualificar 306 mil profissionais do turismo até 2013.
Principais reivindicações
# Instalação de Observatório do Turismo, com equipe trabalhando
em dados estatísticos seguros.
# Permanência de uma secretaria exclusiva para gerir a atividade turística
# Políticas públicas para o segmento comandadas por técnicos,
não por políticos de carreira
# Ativação do polo de cinema de Sobradinho e construção de mais áreas semelhantes no Distrito Federal
# Construção da Casa de Brasília em São Paulo, destinada a promover as vantagens que a capital federal oferece para o turismo de eventos e negócios. Entre elas estão: malha aérea central; posição ocupada de centro das decisões políticas do país; e boa logística de transporte, graças à proximidade do Centro de Convenções Ulysses Guimarães dos Setores Hoteleiros Sul e Norte
# Agilidade na reforma do estádio Mané Garrincha, que se transformará em Estádio Nacional de Brasília, e em outras
medidas de preparação para a Copa de 2014.
# Melhora na infraestrutura do Centro de Convenções para receber
eventos e o fim da realização de feiras e shows no estádio. Para o trade, depois de reformado, o Mané Garrincha pode receber atrações culturais e exposição de produtos