Cidades

ONG promove passeio ciclístico para comemorar construção de ciclovias

postado em 26/09/2010 13:09
Um passeio ciclístico de 15 quilômetros pelas ruas de Brasília, promovido pela organização não governamental (ONG) Rodas da Paz, reuniu cerca de duas mil pessoas na manhã deste domingo (26/9), de acordo com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal. Segundo o presidente da ONG, Ronaldo Alves, a ideia o evento foi divulgar o anúncio da aplicação de R$ 54 milhões em obras cicloviárias no Distrito Federal.

;Essa é uma briga antiga da nossa ONG e, agora, nós fizemos um pouco de pressão e bateu a consciência do governador [do DF, Rogério Rosso];, afirma. Alves explica que os recursos serão aplicados para construir uma malha cicloviária que está desenhada desde 2004, tanto no Plano Piloto, como nas cidades satélites do Distrito Federal. ;Isso vai permitir que as pessoas circulem em Brasília sem passar pelo carro;, afirma Ronaldo.

A ONG também comemorou a promulgação de um decreto que cria uma comissão para acompanhar as obras viárias no DF, com a participação da sociedade civil. No fim do passeio, foram distribuídas cinco bicicletas: uma para o participante mais jovem, outra para o mais velho e também uma para cada um dos participantes que foram ao passeio com a bicicleta mais decorada, a mais diferente e a maior de todas.

Os integrantes da Rodas da Paz aproveitaram o passeio para orientar os ciclistas a evitarem acidentes, com medidas como: vestir roupas claras ou chamativas, sinalizar sempre as suas intenções como a mudança de rota, por exemplo, pedalar na mesma mão de direção e ter atenção redobrada nos cruzamentos.

O funcionário de supermercado Cristiano Passos, de 27 anos, levou o filho Cristian Juan, de 3 anos para participar do passeio. Segundo ele, essa é uma oportunidade para alertar a população sobre a importância de diminuir o uso de carros. ;Essa é a segunda vez que nós participamos, ele não conseguiu andar todo o percurso, mas foi muito bem. É mais para ele já crescer aprendendo a usar a bicicleta;, disse Cristiano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação