Cidades

Espírito natalino já começou a ser praticado por um coral formado na UnB

Há 29 anos, ele se apresenta em entidades assistenciais e em quadras

postado em 27/09/2010 08:20
O coral Serenata de Natal, da UnB, está treinando forte para fazer bonito nas festas de fim de ano. Calouros buscam acertar a voz para não desafinarAinda faltam dois meses para o Natal, mas muita gente já começou a dedicar algumas horas do seu tempo a garantir um sorriso no semblante de algumas centenas de crianças, idosos e enfermos. É o caso do coral Serenata de Natal, da Universidade de Brasília (UnB), que, desde 1981, se destaca por levar um pouco de alegria e esperança a creches, hospitais, asilos e quadras residenciais da cidade. Este ano, mais de 200 pessoas já se inscreveram para entrar no grupo, que está na sua 30; edição.

Qualquer pessoa pode participar do coral. Não é necessário saber cantar ou ter alguma familiaridade com a música. A ideia é cantar com o coração. ;Durante a apresentação, as pessoas sempre se emocionam. Às vezes, a pessoa vai passar o Natal no hospital, ou está sozinha em casa porque a família viajou. Quando a serenata chega a esses locais, ela está levando o Natal para as pessoas;, explicou o coordenador do coral, Sílvio dos Santos Salles. Ele é participante desde 1992, quando ainda era estudante de biologia. Depois de graduado, Salles não deixou de cantar. Todos os anos, ele e os demais voluntários recolhem donativos, como alimentos, agasalhos, roupas, produtos de higiene e brinquedos, para serem doados às instituições por onde o grupo passa. Boa parte dos donativos vem das prefeituras de quadras, organizações não-governamentais e empresas. As doações são separadas e preparadas para a distribuição.

Josy Dayanne Mendes Sena, 17 anos, é caloura do curso de pedagogia. Cantora de igreja, a moradora do Itapoã viu no coral uma oportunidade de ajudar ao próximo. ;Quando ajudamos quem precisa, também tiramos uma lição de vida;, avaliou. Entre os voluntários estão professores e estudantes da UnB e voluntários da comunidade. Recém-chegada de Recife (PE), a advogada Maria Teresa Barbosa Campelo de Melo, 30, resolveu arriscar a voz. Ela nunca cantou. ;Nem debaixo do chuveiro;, brincou. Convidada por um amigo, Maria Teresa resolveu fazer parte do coral, sobretudo pelo seu aspecto comunitário e religioso. ;Ainda estou bem tímida. Minha experiência com música é zero e, por isso, eu acho que estou atrapalhando os outros;, disse, entre risos. Até agora, ela frequentou dois ensaios, mas está animada com a experiência. ;Estou tomando gosto e espero aprender um pouco da técnica e fazer com que o Natal seja melhor para outras pessoas.;

O preparo
Para não fazer feio, os integrantes do grupo recebem dicas de postura, de como empostar a voz e aprendem a ler partituras. Tudo de graça. Isso é possível porque algumas pessoas do grupo Serenata têm noção de canto e música. É o caso da psicóloga Caroline Salles, 29 anos. Ela formou-se em música em Belém (PA) e fez curso de piano. Enquanto canta, é possível perceber que se destaca pelo timbre de voz, mais alto e afinado. ;Mas não é só a música que me motiva a participar. Tem a questão de ser um trabalho social, da amizade que se cria com os componentes e do envolvimento afetivo;, explicou.

Os ensaios estão sendo feitos às segundas, às quartas e às sextas-feiras, das 12h15 às 13h45. Vestidos de camisa branca e gorro, o voluntários cantam a música Noite Feliz (1)como se já estivessem no Natal. Aos 24 anos, o publicitário Rafael Gonçalves de Castro também decidiu soltar a voz. Quando era criança, ele lembra que ficava ansioso quando chegava dezembro. Na época, morava na 108 Sul e assistia a várias apresentações de corais nas proximidades de 25 de dezembro, (2)quando se comemora o nascimento de Jesus. ;Era bem legal. Sempre gostei do Natal e acompanhava os corais pelas quadras;, lembra.

O grupo começou na década de 1980, com cerca de 20 integrantes. A ideia era apenas alegrar o Natal dos amigos que não podiam viajar para comemorar o fim de ano com seus familiares em outros estados. O tempo foi passando e o coro ganhou mais adeptos, além do apoio da UnB, de patrocinadores e de pessoas ligadas à causa social.


1 - Sucesso
Stille Nacht, conhecida em português como Noite Feliz, é uma das canções mais populares da noite de Natal. Foi escrita pelo padre Joseph Mohr e musicada por Franz Gruber em 1818, na cidade de Oberndorf, na Áustria. Foi apresentada pela primeira vez na Missa do Galo daquele mesmo ano na Igreja de São Nicolau. A versão existe em pelo menos 45 idiomas. A canção foi composta originalmente para violão e flauta. Um arranjo vocal feito por Mohr surgiu em 1820. Novos arranjos, compostos por Gruber, surgiram pouco antes de sua morte, em 1863. O primeiro arranjo para orquestra apareceu em 1845. Em 1900, a música já era mundialmente conhecida. Hoje, a Igreja de São Nicolau não existe mais. Ela foi demolida no começo do século 20, depois de passar por vários alagamentos, em razão de estar localizada perto do Rio Salzach. No lugar, entre os anos 1920-1930, foi construída a Capela Memorial da Noite Silenciosa, instalada 800 metros acima da localização anterior. Embora tenha capacidade interna de apenas 20 pessoas, ela recebe no fim do ano cerca de 7 mil peregrinos para a missa de Natal e outros quase 2 mil turistas.


2 - Natal
Na data, comemora-se o nascimento de Jesus de Nazaré. Nos países eslavos e ortodoxos, o Natal é comemorado em 7 de janeiro. Foi no século 4 que a data foi estabelecida como oficial. Na Roma antiga, 25 de dezembro era o dia em que os cidadãos comemoravam o início do inverno. As antigas festas de Natal costumavam durar até 12 dias, pois esse foi o tempo que levou para os três reis magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam instalar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal. Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o Ano n; 1 da História (na Era Cristã). A troca de presentes e cartões, a ceia de Natal, músicas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes com árvores, pisca-piscas, guirlandas e presépios são alguns dos costumes populares no feriado. Além disso, o Papai Noel é uma figura mitológica popular tradicional em muitos países.


PARTICIPE
As inscrições para quem quiser participar estão abertas até 1; de outubro próximo. Quem tiver interesse pode se inscrever gratuitamente pela internet, no endereço www.serenatadenatal.org. Os ensaios vão até 22 de dezembro, sendo realizados aos sábados, das 15h às 18h, ou durante a semana, às segundas, às quartas e às sextas-feiras, das 12h15 às 13h45. À noite, os ensaios ocorrem às quartas e às sextas-feiras, das 19h15 às 20h45. Quem quiser participar basta chegar nos horários marcados. O coral tem ensaiado nos anfiteatros 4 e 5, no ICC Sul, na UnB, localizada na 604/605 da L2 Norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação