postado em 30/09/2010 11:32
Desde que foi inaugurado, em julho deste ano, o Juizado Especial do Aeroporto JK já realizou mais de 1,6 mil atendimentos. Grande parte das reclamações dos consumidores resultaram em acordos.Segundo a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), das 1.634 que procuraram o juizado, 612 resultaram em desistência das partes de ingressar com uma ação contra a empresa. Outros 484 acordos foram fechados entre os usuários lesados e as companhias. Mais 337 casos não tiveram conciliação e foram encaminhados para julgamento. Os passageiros que passaram pelo local apenas para receber orientações e informações somam 318.
O primeiro lugar das companhias de aviação com o maior número de reclamações é ocupado pela TAM, com 558 ocorrências, seguido pela Gol, com 203 casos e Web Jet, com 186. As principais queixas envolvem atrasos e cancelamentos dos voos, além de extravio, violação e furto de bagagens.
Ainda de acordo com a assessoria do TJDFT, o atendimento do juizado é gratuito e destina-se a solucionar casos de até 20 salários mínimos, sem necessidade de um advogado.
O posto está localizado no 1; andar do aeroporto, próximo aos stands de venda de passagens, e funciona em tempo integral.