postado em 30/09/2010 14:03
Em apenas 12 dias em passagem por Madri (Espanha), a exposição "Brasília 50 Anos - Meio Século da Capital Brasileira" já recebeu mais de 2 mil visitantes. O evento foi incluído nas comemorações do bicentenário da Independência das Repúblicas Latinoamericanas pelo Ministério de Habitação da Espanha.Conforme informou a assessoria de imprensa da vice-governadora, Ivelise Longhi, a mostra permanece na capital espanhola até o dia 7 de novembro. Durante o tour pela Europa, a maquete de 30m;, do arquiteto carioca Antonio José Pereira de Oliveira, passa também por Lisboa (Portugal), Milão (Itália) e Munique (Alemanha).
Ivelise esteve na abertura da exposição e ficou feliz com tudo que presenciou no local. "Havia cerca de 400 pessoas e dava para perceber na expressão delas o encantamento com a maquete, com o formato, o desenho. Isso é muito bom, pois pode fomentar o turismo como fonte de renda em Brasília", disse a vice-governadora.
O maquetista que reproduziu a criação de Lúcio Costa, em 1988, precisou voltar à Brasília para atualizar o projeto da capital, reduzida 1.350 vezes. Na primeira versão do arquiteto Antônio José não havia, entre outras edificações, a Ponte JK, que já pode ser apreciada pelo visitante europeu.