Luiz Calcagno
postado em 05/10/2010 07:49
Quem é o Homem do Santo Sudário? A pergunta dá nome a uma exposição que será aberta na próxima quinta-feira, no Lago Sul. O principal ícone exposto é uma réplica do Santo Sudário de Turim. Religiosos e curiosos poderão conferir uma reconstituição artística e até um holograma em três dimensões e em tamanho natural da imagem do homem do Sudário. A exposição também conta com réplicas de flagelos, coroa de espinhos, lanças e pregos, todas produzidas em Jerusalém, Israel. A mostra foi uma iniciativa da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e da Arquidiocese de Brasília, com apoio do Centro Comercial Gilberto Salomão. Para muitos, a imagem impressa no tecido é a de Jesus Cristo. Cientistas tentam comprovar isso desde o século 16. Painéis, vídeos e infográficos devem explicar para os visitantes o que cada estudo descobriu sobre o sudário. O tecido verdadeiro está guardado na catedral de Turim, na Itália, e já foi avaliado por pesquisadores de áreas como arqueologia, palinologia, hematologia, medicina forense, microbiologia e história.
Ciência e religião
Para o principal responsável pela exposição, o pároco Alexandre Paciolli, o evento traz, ao mesmo tempo, ciência, cultura e religião para Brasília. ;A base científica ajuda na minha fé. Passo horas olhando esses estudos. Foi um sonho que eu realizei;, explicou. ;Estamos trazendo-a de Curitiba (PR), onde ficou por seis meses. O Santo Sudário é um dos objetos históricos mais estudados pela ciência e apresenta uma série de fatos muito interessantes não só para a Igreja, mas também em nível científico, como o fato de que a partir da imagem do Sudário se conseguiu produzir uma imagem tridimensional que não se consegue fazer com fotos normais.;
O que leva diversos fiéis a acreditarem que a figura cujo rosto aparentemente está impresso no Sudário é mesmo de Jesus são as inúmeras coincidências entre as descrições da morte de Cristo pela Bíblia e as marcas das feridas na imagem de sangue impressa no tecido. Entre as inúmeras semelhanças estão as feridas na cabeça, que poderiam ter sido provocadas por uma coroa de espinhos e o fato de o corpo morto ter ficado de 30 a 40 horas em contato com o lençol sem apresentar marcas de decomposição. ;As pessoas vão na exposição para, a partir dos estudos científicos, concluírem por si só quem é o homem do Sudário;, disse.
Conheça
Quem é o Homem do Santo Sudário?
Local: Centro Comercial Gilberto Salomão, QI 5 do Lago Sul.
Visitação: de quinta-feira próxima a 26 de dezembro, sempre das 9h às 22h.
Valor da entrada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Para saber mais
O que é?
O Santo Sudário é um tecido de linho com pouco mais de 4m de comprimento por 1m de largura. Apresenta marcas de sangue que formam a imagem de um homem semelhante a Cristo, com sinais de ferimentos que coincidem, em diversos aspectos, com os que Jesus teria sofrido, segundo os Evangelhos. A peça, que pertence ao Vaticano desde 1983, está guardada na Cappella della Sacra Sindone do Palácio Real de Turim, na Itália, desde 1578. A figura impressa pode ser mais bem-visualizada em uma foto negativa, isto é, com as cores invertidas, e mostra ferimentos semelhantes ao de pregos nas mãos e nos pés, cortes nas costas e furos na cabeça, além de uma provável perfuração de lança abaixo do peito direito, que teria atingido o coração do homem.