postado em 05/10/2010 12:49
Cerca de 200 moradores do Vale do Amanhecer fazem uma manifestação, nesta terça-feira (5/10), devido a paralisação dos rodoviários da Cooperativa dos Profissionais de Transporte de Samambaia (Coopatram), que realizam o trajeto Planaltina - Plano Piloto. Eles interditaram a pista com pneus e em seguida atearam fogo neles. De acordo com o posto da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv) da cidade, que tem oito viaturas no local, o protesto ocorre desde às 6h na DF-130. Segundo o sargento João Carlos, da CPRv, a via deve continuar interditada enquanto os manifestantes permanecerem no local para preservar a segurança e a área. O sargento explica que o administrador de Planaltina foi até o local e reuniu líderes para uma negociação, que acontece no gabinete do administrador.
Por volta das 12h, o número de manifestantes foi reduzido para cerca de 100 pessoas. Segundo o sargento João Carlos, isso se deve ao forte sol e a proximidade ao horário de almoço.
Mais cedo, segundo o sargente, houve bastante tumulto. "Tinham carros que tentavam passar e os manifestantes estavam impedindo. Eles subiam em cima dos carros, mas agora não há tumulto", garante.
Desvio
Enquanto a via continua interditada desde o Balão do Arapoanga, João Carlos afirma que a opção para os motoristas que seguem, no sentido Brasília, é optar pelo desvio na DF-251, que dá acesso a DF-001 e a BR-040. Já para quem segue para Planaltina, o tráfego é normal.