Cidades

Projeto de qualificação profissional estimula conhecimento de estudantes

postado em 07/10/2010 07:54
>> Rayanne Portugal

Lukas Cardoso: Cerca de 5 mil jovens do Distrito Federal terão oportunidade de conhecer as opções de qualificação profissional desenvolvidas pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai) na cidade, além de participar de minicursos, palestras e demonstrações de práticas desenvolvidas para quem busca especialização técnica. O programa Senai Casa Aberta, realizado simultaneamente em 303 unidades do Senai em todo o Brasil, chega ao DF pela primeira vez. As unidades do Senai em Brasília, no Gama e em Taguatinga estarão abertas para visitação, sempre das 14h às 22h30, com visitas guiadas e monitoria. A ação gratuita, que começou na última terça-feira e se encerra hoje, atenderá estudantes da rede pública de ensino, universitários, especialistas e a comunidade, cada dia em uma das unidades participantes.

O diretor de educação profissional do Senai-DF, Romerito Carneiro Lima, acredita que o projeto é uma oportunidade de aproximação com o mundo do trabalho para os mais jovens e o caminho da qualificação para aqueles que já estão no mercado competitivo. ;Por trás de todo trabalho sempre há a arte, a paixão e a dedicação. Mostrar a esses jovens as oportunidades que eles têm pela frente no que diz respeito aos estudos e à formação profissional é abrir o caminho promissor para o futuro deles;, comenta.

A abertura do evento foi na terça-feira, no Centro de Tecnologia da Informação (CTI), onde 495 estudantes universitários e alunos de cursos técnicos nas áreas de informática participaram de palestras e minicursos com foco na formação em tecnologia da informação. Ontem foi a vez de o Senai Gama receber mais de 560 alunos de ensino fundamental e médio para as oficinas práticas com foco na eletromecânica. O encerramento será hoje à noite, no Senai de Taguatinga, a maior unidade no DF, onde os cursos são voltados para formação em construção civil, alimentação, informática e segurança do trabalho entre outros.

Especializações
Lukas Rodrigues Cardoso, 18 anos, é aluno do Centro de Ensino Médio 2 do Gama e participou do segundo dia de evento. Aproveitou para se inscrever no curso de suporte de informática, área em que pretende atuar quando encerrar o ensino médio. ;Pude aprofundar ainda mais os conhecimentos que já tinha dos cursos de informática que fiz;, comenta.

Não é só Lukas quem começa a pensar no futuro. Débora Ribeiro, 17 anos, e Alexandra Maciel, 18, alunas do curso do Educação para Jovens e Adultos (EJA) do Sesi Gama, participaram do curso de automação de escritório e aprenderam como aplicar noções de informática em rotinas administrativas. ; Está sendo ótimo ver como é melhorar a rotina de trabalho com ferramentas simples, como a informática. Mesmo em uma tarde de curso, me sinto mais bem preparada para buscar um estágio ou um trabalho;, diz Débora.

Leia mais sobre educação no Eu, estudante

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação