Cidades

Duas mortes por catapora em crianças são registradas no DF este ano

Luiz Calcagno
postado em 07/10/2010 15:59
Duas crianças morreram por catapora no Distrito Federal em 2010. Uma delas, de 5 anos, morava em Taguatinga e faleceu há dez dias. Ela foi tratada no Hospital Alvorada e depois passou a receber atendimento no Hospital das Clínicas. A outra criança, de apenas 2 anos, morava em São Sebastião e faleceu no início da semana. Ela recebeu atendimento médico no Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

De janeiro ao dia primeiro de outubro o número de casos da doença chegou a 6.344, um aumento de 37% em relação à igual período de 2009, quando 4.006 casos foram notificados. As mortes estão sob investigação, já que não é comum óbito em decorrência da doença.

Segundo a gerente de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde, Ana Luiza Grisoto, o número de infectados pela catapora está dentro da média anual, que é de cinco mil casos. Ela explica que há um aumento cíclico registrado a cada dois ou três anos, além de ser comum o aumento dos casos com a chegada da primavera.

A catapora é uma doença contagiosa causada pelo vírus varicela-zoster e que atinge principalmente crianças de 1 a 4 anos de idades. Os sintomas incluem febre, dor muscular, coceira e pequenas bolhas espalhadas pelo corpo.

Quem estiver contaminado deve ser isolado, já que a transmissão se dá pelo ar ou pelo contato direto com as lesões. É importante não coçar as erupções para não ferir a pele e deixá-la suscetível a outras infecções.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação