Cidades

Confira o que abre e fecha na cidade neste feriadão de 12 de outubro

postado em 08/10/2010 16:14
O Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu decretar ponto facultativo na segunda-feira (11/10), véspera do feriado de Nossa Senhora de Aparecida (12/10) e, por conta disso, muitos serviços só retornam na próxima quarta-feira. Mas quem optou por ficar na cidade, terá várias opções para não ficar em casa. Feiras, shoppings, bares e restaurantes funcionarão normalmente. E se a chuva der uma trégua, a Água Mineral também estará aberta ao público.

Confira o que abre e o que fecha nesses dias:

Shoppings
Os shoppings estão autorizados pelo Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista) a funcionar normalmente das 14h às 20h no feriado. Os horários de atendimento das praças de alimentação e lazer variam em cada um deles. Confira:

Conjunto Nacional: Alimentação 12h às 20h
Alameda Shopping: Alimentação 12h às 22h
Brasília Shopping: Alimentação 12h às 22h
Terraço Shopping: Alimentação 12h às 22h
Pátio Brasil: Alimentação 12h30 às 22h30
Taguatinga Shopping: Alimentação 12h às 23h

Feiras:
Feira da Torre: abre normalmente durante todo o fim de semana e feriado das 8h às 18h. Os elevadores que dão acesso à torre funcionam das 8h às 20h na terça.
Feira do Guará: estará aberta apenas na terça-feira, das 8h às 18h. Como de costume, permanecerá fechada na segunda.
Feira dos Importados: funcionará todos os dias do feriadão das 9h às 18h.
Feira Central da Ceilândia: ficará fechada tanto na segunda como na terça-feira.

Jardim Zoológico de Brasília
Abrirá normalmente no final de semana e também no feriado, das 9h às 17h. Na quarta-feira (13/10), o horário será reduzido, das 12h às 17h.

Jardim Botânico
Funcionará na terça, das 9h às 17h. Na segunda permanecerá fechado para manutenção.

Água Mineral
A Água Mineral abrirá normalmente durante todo o fim de semana e o feriado, das 8h às 16h.

Comércio
O Sindicato Varejista de Carnes, Gêneros Alimentícios, Frutas, Verduras, Flores e Plantas do DF (Sindigêneros) informou que o comércio poderá funcionar normalmente durante o feriado, no horário que for melhor para cada comerciante.

Restaurantes, bares e lanchonetes
O Sindicato dos Bares, Restaurantes e Similares (Sindhobar) informou que funcionarão normalmente, de acordo com o horário de cada estabelecimento.

Ônibus
O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informa que, no dia do feriado, terça-feira, as linhas de ônibus que vão para a Rodoviária do Plano Piloto terão reforço, de acordo com a demanda, das 13h às 22h. As demais linhas vão operar com tabelas horárias de feriado. A linha especial 108.2 ; Rodoviária do Plano Piloto/Catedral será ativada, também das 13h às 22h, para atender idosos, deficientes e pessoas enfermas, que poderão viajar gratuitamente.

Metrô
Na segunda-feira o horário de funcionamento do Metrô será normal, das 6h às 23h30. Na terça-feira será das 7h às 22h com o preço de R$ 2.

Eixão do lazer
A exemplo do que acontece aos domingos, o Eixão Sul e Norte estará fechado para trânsito de veículos das 8h às 18h.

Bancos
Na segunda-feira o horário de funcionamento será normal. Na terça não haverá expediente e, as contas que vencem no dia, poderão ser pagas na quarta-feira, sem acréscimo de juros.

Supermercados
A Associação dos Supermercados do DF informou que os estebelcimento funcionarão normalmente na segunda-feira. Na terça é facultativo de cada supermercado.

Delegacias
As delegacias funcionarão em escala de plantão 24h durante todo o feriado. O número para informações é o 191.

Bombeiros
O Corpo de Bombeiro atenderá normalmente aos chamados durante o feriado. O número da emergência é o 193.

Detran
Os postos de atendimento do Detran ficam fechados na segunda e também na terça-feira. No entanto, a fiscalização acontecerá normalmente.

Hospitais
Só abrem as emergências dos Hospitais Regionais das cidades. Ambulatórios e Postos de Saúde não funcionam. Serviço retorna na quarta-feira.

CAESB
Haverá plantão para emergências durante o feriado. No entanto, os postos de atendimento não abrem. O telefone de contato é o115.

CEB
Atendimento apenas emergencial. As agências não abrirão nem na segunda e nem na terça. As solicitações podem ser feitas pelo telefone 0800 610196.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação