postado em 08/10/2010 16:45
Entre 80 mil e 100 mil carros já começam a deixar o Distrito Federal, a partir dessa sexta-feira (8/10), por conta do feriado de Nossa Senhora Aparecida, na próxima terça-feira (12/10). No entanto, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que, pelo fato de muitas pessoas trabalharem na segunda-feira, esse número não é tão grande se comparado a outros feriados prolongados.Por isso, segundo informou o inspetor D. Lucas Barbosa, não há necessidade de fazer operação especial durante o feriado inteiro. "O saidão não vai ser muito grande, por isso optamos em aumentar a fiscalização nas estradas que dão acesso ao DF apenas na terça-feira. Até lá, nossos homens e postos de policiais continuam operando normalmente", explica. De acordo com D. Lucas, 12 policiais farão o reforço no dia.
Cuidados
A PRF alerta aos motoristas que a previsão é de muita chuva durante todo o feriado e que, por isso, os cuidados devem ser redobrados. "Antes de viajar é preciso fazer a revisão do carro. Conferir a parte elétrica, se as palhetas estão ressecadas, pneus em boas condições e, enfim, pegar a estrada apenas se o veículo estiver em boas condições", orienta D. Lucas. Além disso, como a região não recebia chuvas há cerca de quatro meses, o asfalto ainda está com muito óleo acumulado e fica ainda mais escorregadio.
Para que a viagem siga tranquila, a PRF pede que os motoristas obedeçam a sinalização e sejam prudentes durante toda a viagem, principalmente na BR-020, que liga o DF a Formosa-GO. "Essa é a estrada mais perigosa que dá acesso ao DF e, por incrível que pareça, a pista está em boas condições. Os acidente mais frequentes são ocasionados por excesso de velocidade e ultrapassagem irregular", conclui o inspetor.