Cidades

Vigilância Sanitária dá dicas de alimentação para o Dia das Crianças

postado em 08/10/2010 17:15
Com o Dias das Crianças na próxima terça-feira (12/10), a Vigilância Sanitária do DF faz um alerta sobre a manipulação e acondicionamento de alimentos em passeios infantis. Mas os cuidados valem também para os pais e professores.

Segundo o diretor da Vigilância Sanitária no DF, Gustavo de Lima, a primeira atitude que as crianças devem tomar antes de manusear os alimentos é lavar as mãos. "As crianças terminam de brincar com areia, vão pegar na comida, deixam de lavar as mãos e a maioria das infecções alimentares são causadas por que as pessoas pegam com a mão suja no alimento", explicou. Mas, ele alertou que os adultos devem tomar a mesma atitude. "As mães e professoras também se esquecem de lavar as mãos antes de servir", disse.

Outro cuidado indicado por Gustavo é que as crianças evitem usar o mesmo copo. Segundo o diretor, esse compartilhamento pode transmitir doenças como hepatite, herpes, diarréia e, até, a gripe H1N1.

Alimentos úmidos como um sanduíche de ricota, pães doces, molhos, geléias caseiras, canjica e salpicão não são aconselhados. Além disso, alimentos que precisam ser requentados também são perigosos. "Quando uma comida precisa ser requentado tem um crescimento microbiano muito grande e a possibilidade de ter uma doença alimentar é grande", explicou Gustavo.

Não misturar as frutas com o alimento cozido na hora de transportar também é importante. O motivo é que o alimento cru possui um microorganismo natural que, ao entrar em contato com o outro alimento cresce numa velocidade muito grande e acaba causando a intoxicação alimentar. Se a pessoa realmente levar um alimento cozido deve consumi-lo em, no máximo, duas horas após o preparo.

Em caso de dúvidas, o interessado pode ligar no número 160 ou procurar a Vigilância Sanitária mais próxima. No site www.saude.df.gov.br é possível encontrar a relação com os endereços das unidades da Vigilância.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação