Cidades

Internautas do Correio enviam relatos sobre o terremoto no Distrito Federal

postado em 08/10/2010 18:40



Estava em casa redigindo um texto. O sofá e o notebook começaram a balançar. Pensei inicialmente que estava delirando. Como continuou balançando percebi que se tratava de um tremor. O balanço demorou alguns segundos. Devido fato de morar no nono andar de um prédio de 17 pude sentir o tremor com maior intensidade. Agora a pouco liguei para um colega. Ele (que estava na Asa Sul) também relatou ter sentido o tremor.
Chico Araújo


Boa tarde.

É algo muito estranho mesmo. Estava trabalhando, quando de repente, senti que minha mesa estava "tremendo". Não sei, talvez uns três ou quatro segundos, ainda perguntei para os colegas se estava ocorrendo o mesmo nas mesas deles; alguns não perceberam nada. Somente, depois ficamos sabendo que era reflexo de um tremor ocorrido entre na divisa do Estado de Goiás e do Tocantins. Depois que passa, dar medo, em saber que foi um tremor, porque a gente fica numa situação que não se pode fazer nada para evitar o pior.
Wilmar Francisco dos Santos

Nós aqui do Riacho Fundo 1, sentimos tremores e abalos no prédio onde trabalhamos. A princípio pessávamos que era caminhão/ônibus, mas ficamos sem saber. Até que veio a noticia lá do Plano Piloto de uma amiga, que nos informou que houve um abalo no prédio onde ela trabalha (TSE).
Márcio Murilo

Eu tava de papo com uma amiga no telefone deitada no sofa, derepente ele começou a pular tipo subia e descia rapido, mexer, tremer, nem sei explicar direito tive uma uma sensação horrível. Eu disse a ela "tá acontecendo alguma coisa errada aqui", dai ela me ligou agora e disse o que havia acontecido, foi rápido mas horrível. Se vocês não sentiram nem pense em sentir. Muito ruim.
Simone

Trabaho no FNDE/MEC, situado no Setor Bancário Sul, Edifício FNDE. Entre 17:15 e 17:20 horas, estava eu no 4; andar do Edifício e o prédio balançou todo. Todos os funcionários do FNDE perceberam e logo fomos desocupando o prédio. a impressão, na hora, é de que eu estava passando mal, com labirintite ou coisa assim, até que me dei conta, pelos comentários dos demais colegas de trabalho, que o prédio que estava balançando.
Kleber Lasmar


Moro no Bairro Cruzeiro Novo-Brasília/DF e também senti um pequeno tremor por volta das 17:18h (hoje 08/10/10). Estava sentada diante do computador realizando algumas pesquisas quando de repente a escrivaninha começou a tremer e também o chão. Por um segundo pensei que minha crise de labirintite estivesse voltando, mas quando pude ouvir barulhos da geladeira e armários da cozinha como se estivessem sendo chacoalhados,percebi que poderia ser um tremor mesmo. Tudo isso durou pouco menos de um minuto, (eu acho). Foi um grande susto!
Aurea Rodrigues


Olá, meu nome é Andrea Luiza sou moradora do Park Way e por volta das 17:16 dessa tarde se sexta-feira (08/10) estava dormindo quando acordei assustada achando que alguém havia se jogado em cima da cama. Quando olhei para o lado não havia ninguém, só então quando olhei a luminária e a tela do computador balançando dei conta que poderia ser um terremoto! Mas não foi coisa "boba" a maneira com o que o senti ! obrigada
Andrea Luiza Carvalho


Boa tarde!
Moro aqui no Guara 1 e aqui também teve um tremor,o predio aqui balançoe por alguns segundos!!
Atenciosamente!
Marco Antonio

Prezados,
Nosso escritório se localiza no 13; andar do Edifício Varig.
O piso do prédio tremeu como papel, ficamos todos muito assustados!
Inclusive algumas pessoas sentiram náuseas após o incidente.
Realmente, um baita susto pra sexta-feira!
Abraço!
Mariana Loureiro Gil, advogada

Trabalho na Esplanada e senti uma espécie de ;marola; por volta das 17h00.
Mariana Amaral Costa, Ministério da Saúde

Nosso prédio do TSE tremeu por instantes e foi evacuado para vistoria.
Thiago Souza

Eu também senti tremer minha mesa aqui em brazlândia por volta das 16:50 a 17 horas ou - Foi muito rapidor os 3 a 5 segundos
Ismael Fernando Ribeiro Lopes da Silva Ribeiro

Aqui no SCS por volta das 17:00 estava em uma lanchonete quando percebemos o chão tremer, não pensamos muito e saímos rapidamente da lanchonete, onde os outros clientes que ali estava saíram em disparada, todo mundo assustado....
Foi um momento de medo....
Alexandro Cardoso

Estou no 4; andar de um anexo do TSE. Senti um tremor, similar aquele que normalmente sentimos em uma rua, em processo de asfaltamento, quando uma maquina de rolo compressor é usada. Perguntei para colega ao lado se o prédio tremeu e ele respondeu que ainda estava tremendo. Momento em que senti novamente pequenos tremores por alguns segundos.
Atenciosamente,
Fabiano Damasceno Sousa Falcão

Boa tarde. É algo muito estranho mesmo. Estava trabalhando, quando de repente, senti que minha mesa estava "tremendo". Não sei, talvez uns 03 ou quatro segundos, ainda perguntei para os colegas se estava ocorrendo o mesmo nas mesas deles; alguns não perceberam nada. Somente, depois ficamos sabendo que era reflexo de um tremor ocorrido entre na divisa do Estado de Goiás e do Tocantins. Depois que passa, dar medo, em saber que foi um tremor, porque a gente fica numa situação que não se pode fazer nada para evitar o pior.
Wilmar Santos, TJDFT

Aqui na Samambaia foi perceptível o tremor sentido tremer o sofá, e visivelmente tremula o jarro de flores na mesa de centro.
Wesley Rosendo

Sensação muito estranha!
Por algum momento, a Biblioteca Nacional parecia balançar de um lado para o outro.
Rogério Santos

Olá.
Eu estava no prédio da INFRAERO, no SCS, quando senti o tremor. Estava sentada, trabalhando no computador quando percebi que o monitor estava mexendo e senti também o chão tremer. Olhei para o colega ao lado e ele sentiu o mesmo, pensei até que estava desmaiando.
Adriana Carvalho

Eu estou no setor de radio e tv sul no centro empresarial brasilia, e as 17:20 houve um tremor estranho. Apenas uma vez!!
Aíla Lopes

Boa tarde!
Moro no Cruzeiro e senti o tremor por uns 5 a 6 segundos.
como se fossem 2 ondas: uma menor, que eu diria ter durado 1,5 segundos, um breve intervalo, e uma segunda onda de uns 3 segundos, sendo que foi aumentando por uns 2 segundos e decrescendo por mais um segundo...
isto tudo obviamente, por um tempo estimado, pois não tenho cronometro.
Temtei ligar no observatório sismológico, mas o único telefone que encontrei na web estava sempre ocupado.
Cordialmente,
Joana Del Guercio

Informação de servidores do Detran DF que no Edifício Sede, ao lado da Secretaria de Segurança, houve tremor perceptível.
O tremor não prejudicou o serviço, pois não houve interrupção de energia nem da internet.
Apesar do susto, não houve danos. Esta é uma experiência nunca vivida por nós.
Eider

Aqui no Anexo II as cadeiras tremeram. Os copos fizeram barulho. Todos saíram das salas.
Gerson Silva

gente,
senti tremor de terra aqui na minha sala de trabalho. a minha mesa tremeu por uns 4 segundos.
não acreditei. pensei que estava ficando doida e vendo coisas. mas tremeu mesmo.
evei um susto quando vi no site do jornal que a terra tremei em varios pontos do df.
denise santana

Boa tarde!
Eu senti os tremores de terra, estava em casa usando o computador no momento, a mesa do computador balançou juntamente
com a cadeira em que estava sentada e a TV também tremeu.
Mariana, Asa Norte

Venho aqui dizer que por volta das 17h15 de hoje (08), sentir um tremor de terra, eu mora aqui no Guará I na QI 07 e assustei com tremor foi tão rápido, moro em Apt;. senti um tremor me assustei com o abalo, cheguei ir na janela.
Espero que vocês divugue este acontecimento. Eu acho com tanto desmatamento e construções no DF., será que isto.
Sem mais para momento, agradeço atenção de V.Sas.
Atte,
Ricardo Costa
Guará I

Sou sargento do CBMDF! Estava no Quartel no Centro de Taguatinga por volta das 17h. Tudo começou a se mover e o computador da minha mesa ficada de um local para o outro e o chão estava trêmulo!
Erlerandro Lopes

Aqui na agência na 203 norte tremeu. As telas dos computadores ficaram balançando, algumas coisas cairam da mesa.
Durou uns 3 a 5 segundos. E o pessoal aqui todo sentiu. Ficamos bem apreensivos e não sabiamos como agir.
Mas não tivemos nenhum dano ainda bem!
att,
Rafael Vale

No Guarà também foi sentido o tremor, âs 17:18hs de hoje. Na esplanada dos minist;rios a ordem foi evacuar os prédios, por medo de novos tremores.
Simone Helen

Aqui no SIA e no Sudoeste também tremeu. Durou uns poucos segundos, mas foi bastante perceptivel.
Jetro Neves Almeida
SIA Sul Lote A - Área de Serviços Públicos

Estava sentada no sofá - as 17:13hrs, qdo senti o sofá tremer,levei o maoir susto, moro em Taguatinga , apartamento no primeiro andar, a reação que tive era que o prédio estava balançando....foi um susto grande!!
Pessoas de outros andares tiveram a mesma sensação de tremor.
Houve realmente abalos?
Atenciosamente,
Sueli Medeiros

Trabalho no 8; andar do Anexo I do Palácio Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores). Eu estava lendo um documento quando tive a sensação de que o prédio balançava levemente de um lado para o outro. Daí eu perguntei aos colegas se também sentiam isso. Fizemos piada dizendo que o pão de queijo que acabárade comer estava envenenado. No entanto, imediatamente começamos a buscar informações no twitter e descobrimos que muitas outras pessoas também haviam sentido o terremoto.
Contudo, não houve pânico algum. Muitas pessoas sequer sentiram alguma coisa. O expediente continuou normalmente por aqui. Aliás, só acaba às 19h, para a maioria dos servidores!
Daniel Spindola Cutrim

Sou Adriene, trabalho para o Governo de Santa Catarina no Lago Sul e por volta de mais ou menos 17 horas senti minha mesa e o chão tremer! Realmente eu senti.
É uma sensação muito estranha garato.
Até logo,
Adriene

Olá, sou moradora da Asa Norte 710/711. Eu senti dois tremores de terra por volta de 17:20.
Keyla Sena

Moro na sqs 212 bloco f. senti o tremor como se estivesse passando um caminhão carregado na decida. Abolou e até pensei que estava tendo vertigem.
Irandy de Almeida

Olá a todos.
Senti a cadeira balançando (não eram movimentos bruscos), do alto da cobertura do Edifício Brasil XXI, no Setor Hoteleiro Sul, por volta das 17:00!
Até mais.
Isabella

boa tarde
final da tarde tb estava sentada em minha cama e percebi claramente minha cama balançar por 3 vezes ,me assustei e ai vi q outros locais foram sentido tb o tremor , estou na 407 norte.
Valeria

A terra tremeu em Brasília
A minha mesa de trabalho começou a tremer.
Estava na Asa Sul, na 603 Sul, no meu trabalho.
Nem acreditei.
Tremeu várias vezes, por uns quatro a cinco segundos.
Depois, quando abri o site do Correio Braziliense, vi a manchete dizendo que houve tremor de terra no Distrito Federal hoje, dia 8 de outubro.
Quase não acreditei!
Mas é verdade. Tremeu mesmo. Eu senti.
Denise Santana

Estava na biblioteca do Ceub. Tremeu tudo! Sinistro!
Paulo F.C Silva

Senti o tremor na 712/912 sul. Para mim foi bastante intenso, chegou a balançar o lustre da sala e causar uma sensação bastante desconfortável. Desci correndo pelas escadas pois temi que fosse um início de algo maior. Acho que ainda senti alguns tremores secundários por volta das 18 horas mas nada comparado ao primeiro. Deu pra assustar.
Fernando Rabello.

Olá,
Meu nome é Julia Curto. Moro na 313 norte, no segundo andar. Senti a cadeira tremer de um lado para o outro enquanto estava sentada trabalhando.
Possivelmente esse sismo é o que foi exposto no site da USGS, com 5.0 de magnitude. A origem foi a norte de Goiás.
Segue o link: http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/recenteqsww/Quakes/quakes_all.php
Att.,
Julia Curto

boa tarde, me chamo Fábio tenho 29 anos. Estou no Brasília Shopping, no 13; e por volta das 17:15, estava no sofa em frente ao computador e senti meu corpo balançar, como se estivesse numa cadeira e estivesse inclinando o corpo para tras. Na hora até pensei, será um terremoto ou minha respiração está tão forte ao ponto de sentir isso?! Depois de uns 2 minutos minha mãe me liga da Octogonal e diz que estava deitada e sentiu a cama balançar. Olha que sensação estranha. Acho que ninguém imaginou que isso poderia ser um terremoto. Bem que poderia colocar o Congresso abaixo rs. Abraço.
Fábio

Estava em casa redigindo um texto. O sofá e o notebook começaram a balançar. Pensei inicialmente que estava delirando. Como continuou balançando percebi que se tratava de um termor. O balanço demorou alguns segundos. Devido fato de morar no nono andar de um prédio de 17 pude sentir o tremor com maior intensidade. Agora há pouco liguei para um colega. Ele (que estava na Asa Sul) também relatou ter sentido o tremor".
Chico Araújo, morador de Águas Claras

Olá!
estou escrevendo para relatar o que senti. Estava no mesanino da biblioteca do UniCEUB, por volta das 17:15 h, quando senti a cadeira e a mesa onde eu estava sentada balançando muito. Quando olhei ao redor, todos estavam olhando uns para os outros, procurando saber o que estava acontecendo. As pessoas levantaram, foram em direção às janelas e muitas (como eu) recolheram suas coisas e foram embora.
É uma sensação muito esquisita... Nunca havia presenciado um tremor te terra antes. Um amigo meu que estava em Sobradinho também seniu o tremor...
Marcela de Moraes

No Gama também foi sentido. Cadeira balançando, cama também... uma loucura rápida!
Hannah Presley

Estava no meu trabalho, no Edifício FNDE, situado no Setor Bancário Sul. Entre 17:15 e 17:20 horas nosso prédio balançou, a ponto de eu achar que estava passando mal, até que ví que meus colegas também estavam percebendo o tremor e, logo, todo mundo procurou evacuar o prédio.
Abraços.
Kleber Lasmar

Trabalho no Tribunal Superior Eleitoral, no Setor de Autarquias Sul. Senti um leve tremor, outros colegas relataram terem sentido uma vibração maior. A segurança pediu que o prédio fosse evacuado, e permanecemos cerca de 30 minutos fora do prédio. Os prédios em volta também foram evacuados. Houve grande aglomeração de pessoas na praça dos tribunais. Os repórteres que estavam de plantão para a cobertura das eleições fizeram registro de imagens, gravaram depoimentos e tiraram fotos.
Anderson Cardoso Rubin

Em samabaia norte também liguei la em casa disse q o sofa saiu do lugar tremendo agora aqui no ecanto onde trabalho ñ senti nada
Cidinha Dantas Dantas

Nossa, estava aqui no escritório no Gilberto Salmoão quando pensei estar passando mal, porque senti uma tonteira e achei que iria cair, quando percebi, era a sala que estava tremendo.
As pessoas da sala ao lado também sentiram o tremos, no final não estava caindo por passar mal, mas sim o chão que tremeu! Entrei no correioweb para ver se aconteceu mesmo, e pior que sim!
Nossa, terremoto geral!
Espero que não tenha mais, tem gente que saiu mais cedo com medo.
Felipe Nardeli

Prezados, aqui no Setor Bancário Norte as pessoas estão evacuando os prédios por recomendação do corpo de bombeiros militar, pois o tremor foi sentido com mais intensidade nos andares mais altos. Estavam todos trabalhando, quando sentimos um balanço suave, como se fosse uma gangorra balançando, foi arrepiante.
Atenciosamente,
Ronald F. de Souza

Boa noite,
Particularmente nao senti o tremor mas minha mae, irma e filha precisaram sair correndo do shopping ID. Houve evacuacao do prédio. Estao esperando liberacao dos bombeiros até agora. O que aconteceu? Terremoto em Brasilia?
Obrigada!
Samira Freitas

Prezados,
Nós da PROMOTORIA DE JUSTIÇA DO PARANOÁ/DF, tb sentimos o tremos.
Att.,
RODRIGO ANTONELLO

Estou aqui dando meu relato do terremoto. Aqui no STF todos sentimos os tremores. Há aqui um mexicando prestando consultoria para uma empresa. Ele, mais acostumado com tremores, teve o instinto imediato de se jogar para debaixo da mesa. Ficamos todos sem entender. Houve também queda de objetos das mesas. Um colega, Lacyr Silva (copiado neste e-mail) se sentiu enjoado e passou mal por alguns minutos. Bom, deixo minha contribuição. Noticiaram que a escala foi 3.5, no entanto, o site de observação dos EUA mostra 5.0:
http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/recenteqsww/Quakes/usa0003xht.php#details
O terremoto ilustra bem o clima político do DF, rs rs
Leonardo B. Rosa

Senti o sofá balançar quatro vezes, foi muito estranho. Parecia que alguém estava empurrando para frente e para trás.
Marcelo Caetano

Olá,
Encaminho este e-mail para ratificar as informções de que houve tremor na asa norte.
Estava em casa na 409 norte, deitada no sofá, quando percebi que o sofá parecia estar se mexendo, como se tivesse à deriva no mar. Uma sensação muito estranha.
A dúvida é se isso vai começar a virar moda em Brasília!
Obrigada!
Lorena Villar

Sou moradora de Taguatinga, e neste horário estava sentada no chão quando me senti tonta, como se minha cabeça estivesse zonza. Daí achei que era apenas uma enxaqueca. Mas diante da notícia acredito que tenha sido o pequeno tremor mesmo.
Luana

O tremor de hoje tambem foi sentido em ceilandia,mas ja tem quase um mes que estamos percebendo estes tremores,só que hoje foi mais forte.
Ribamar,Ceilandia.

FORAM DOIS TREMORES. O PRIMEIRO MAIS LONGO E, APÓS UNS 3 A 4 SEGUNDOS, VEIO O SEGUNDO MAIS FRACO
luiz lara

Caro,
Sentimos, aqui no ministério da Agricultura, uma sensação estranha. Não foi bem um tremor e sim uma vibração. Estava sentado na minha cadeira no 8; andar. Não sei se outros colegas sentiram...
Obrigada,
Mônica Paiva Ribeiro

Trabalho no Itamaraty (anexo 1), todo mundo da minha divisão sentiu! Achamos até que era o prédio, porque aqui em Brasília não se ouve falar muito em tremor, né? Ficamos com medo, mas não evacuaram o prédio.
Maíra Alves Lacerda Borges da Silveira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação