Cidades

Observatório sismológico da UnB considera tremor o maior já sentido no DF

Adriana Bernardes
postado em 08/10/2010 19:11


À esquerda, vista aérea do provável epicentro do terremoto; à direita, imagem da área aproximada
O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) considerou o tremor da tarde desta sexta-feira (8/10) como o maior já sentido no Distrito Federal. O abalo alcançou 4,6 pontos na escala Richter, de acordo com informações preliminares do órgão.

[SAIBAMAIS]Os técnicos acreditam que o epicentro seja na região ao norte de Goiás, no município Mara Rosa, na divisa com Tocantins. De acordo com eles, regiões distantes até 500km do local devem ter sentido o tremor. O observatório não descarta a possibilidade de novos terremotos no local, mas acredita que, se ocorrerem, serão em escala menor. No município goiano, em 4 de outubro, outro abalo de magnitude 3,5 foi sentido.

De acordo com os ténicos, ainda não é possível determinar uma causa para o tremor, já que é necessário realizar estudos. Mas adiantaram que a região sofre constantes abalos sísmicos porque fica no linear brasiliano. O terremoto pode ter sido provocado por rachaduras na terra que sofrem constantes pressões, o que ocasiona novas quebras das placas.

O observatório sismológico está em atenção máxima e os técnicos estão reunidos para avaliar o abalo. No DF, as pessoas que estavam em prédios mais altos sentiram os efeitos do terremoto.

Tremores

Em 2000, São Sebastião registrou um tremor de magnitude 3. O evento ainda é objeto de estudo do observatório da UnB para dectar as causas.

O tremor mais forte sentido no Brasil alcançou 6,2 pontos na escala Richter, em 1955, na cidade Porto dos Gaúchos, em Mato Grosso.

Em 2007, houve o primeiro óbito decorrente de terremoto. Na cidade Caraibas, em Minas Gerais, o tremor de magnitude 4,9 causou o desabamento de uma casa, ocasionando a morte de uma criança.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação