Cidades

Reinaugurada em setembro, fonte luminosa encanta visitantes

postado em 10/10/2010 09:21
Um espetáculo de luz e cores que inspira casais apaixonados. O movimento das águas que encanta as crianças. Um lugar aconchegante para colocar em dia a conversa com amigos. Bem-vindo! Você está no mais novo ponto turístico de Brasília: a fonte luminosa. Localizada no Eixo Monumental, aos pés da Torre de TV, a atração estava fechada desde 2006, mas foi reinaugurada no mês passado em grande estilo. O monumento, antes habitado por moradores de rua e usuários de drogas, passou a receber todos os dias centenas de admiradores, turistas ou moradores da capital, de todas as gerações.

O casal Maria Clara e Marcos Vinicius trocou os programas convencionais pela visita à fonteO analista de sistema e fotógrafo amador Oswaldo José Ribeiro de Faria, 34 anos, ficou encantado com o lugar. Ele contou que sempre tinha a curiosidade de assistir a dança das águas de perto e não se arrependeu quando teve a oportunidade. ;Eu sempre passava pelo Eixo Monumental e via a fonte de longe. Já dava para ver que era bonito, mas não imaginava o quanto, vendo bem de perto;, disse.

Com sua máquina fotográfica, ele não perdeu a chance de registrar todos os ângulos do marco. ;Vim aqui só para fazer um teste. Quero voltar com mais equipamento, trazer minha família e fazer belas fotos. Com certeza já é um dos lugares mais bonitos de Brasília. Só temos que torcer para o governo manter esse zelo;, contou.

A fonte luminosa foi inaugurada em 1967, mas deixou de funcionar em 2006, até que a Eletrobras, em parceria com o Governo do Distrito Federal, decidiu patrocinar sua revitalização. Foram investidos cerca de R$ 9 milhões. O projeto para deixar o monumento de cara nova foi da empresa espanhola Ghesa, que também tem fontes no Parque Ibirapuera, em São Paulo, e no Epcot Center, nos Estados Unidos. Em Brasília, foram instalados cerca dois mil bicos ejetores que formam uma cortina de água de 40 por 15 cm para projeção de imagens em movimento sob o comando de um projetor de laser multicolorido. Os jatos de águas podem alcançar uma altura de até 50 metros.

Além disso, caixas de som cercam o lugar e, quando chega a noite, músicas embalam os movimentos das águas, deixando o público pasmo. Clássicos da MPB, da Bossa Nova, entre outros ritmos, dão ainda mais charme à fonte. ;Isso aqui é muito lindo. Não tem outra palavra para descrever. Aqui é um lugar para as pessoas tirarem o estresse depois de um dia intenso de trabalho. Tem a questão do som das águas, que passa uma paz imensa, o movimento das luzes, que deixa qualquer um admirado, sem falar que é um lugar para as pessoas interagirem, se encontrarem;, elogiou a socióloga Thaís Delgado de Melo Alegria, 33 anos.

Ela levou os dois filhos, Vinícius e Ana Luísa Alegria, 4 e 2 anos, respectivamente, para conhecer a fonte e afirmou que o passeio passará a fazer parte da rotina da família. ;É um lugar excelente para passear com a família. Brasília estava carente de espaços como esse e acho que necessita de mais. Meu sonho é ver as praças de Brasília com espaços para música, teatro e outras formas de cultura;, pediu Thaís.

O casal Marcos Vinícius Costa, 37 anos, e Maria Clara Ribeiro, 28, tirou a noite de quinta-feira para fazer um programa diferente. Em vez de boates, bares ou cinema, eles aproveitaram o clima agradável e a lua cheia para namorar. Entre um beijinho e outro, admiravam a fonte Luminosa. Para ela, o lugar é romântico e inspirador. ;Os aspectos visual e sonoro da fonte são ótimos para namorar;, disse. Ele, concorda com a parceira e acrescenta outros elogios. ;É agradável para conversar, namorar ou apenas ficar olhando.;

Maria Clara gostou tanto da experiência que pretende trazer seus parentes de Minas Gerais para conhecer o novo ponto de lazer instalado no coração da capital. ;Brasília já é linda e, agora, tem mais um lugar para eu apresentar aos meus parentes quando me visitarem;, disse a jovem.

O resgate do cartão-postal enche os brasilienses de orgulho. A fonte luminosa já é a maior da América Latina e uma das dez maiores do mundo, com uma área estimada em 80 metros quadrados. No dia da inauguração, o governador do Distrito Federal, Rogério Rosso (PMDB), destacou a importância da revitalização do espaço. ;A fonte luminosa fazia parte do programa de domingo das famílias de Brasília, mas depois ficou desativada por alguns anos. Agora os brasilienses têm a oportunidade de apreciar esse espetáculo com mais cores e luzes. É um momento de muita alegria;, comemorou.

Torre

Se durante o dia a Torre de TV é a atração principal dos turistas, à noite ela se torna comum diante do espetáculo multimídia da fonte luminosa. Os poucos que sobem no monumento mais alto de Brasília querem mesmo é fotografar a fonte de um ângulo melhor. Prova disso eram as dezenas de flashes disparados das máquinas dos turistas. ;Eu estava lá em cima somente para registrar a fonte. A Torre tem seus encantos, é tradicional, patrimônio de Brasília, mas beleza igual à da fonte não existe na nossa capital;, derramou-se em elogios a servidora pública Lorena Castro de Alencar, 35 anos.

Os ambulantes também gostaram da reinauguração. Vendedores de pipoca e artigos de artesanato já se instalaram na praça. ;O retorno aqui é 100%;, comemorou o pipoqueiro Ivo do Carmo, 68 anos.

Memória

A primeira fonte funcionou ininterruptamente, aos pés da Torre de TV, por aproximadamente oito anos ; entre 1967 e 1975 ; quando foi desligada e desmontada para dar passagem às obras de implantação dos viadutos que passaram a ligar as W3 Sul e Norte. Antes disso, a fonte compunha, no Eixo Monumental, um complexo de lazer que incluía pistas de patinação, pista para aeromodelismo e até um tanque para modelismo naval.Com o crescimento da cidade, surgiu a necessidade da ligação direta entre as duas asas do Plano Piloto também na altura da W3. Para a construção do complexo de viadutos e tesourinhas ligando as avenidas, em 1975, o então governador Elmo Serejo Farias determinou o seu fechamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação