Cidades

Menino de dois anos morre à espera de um leito de UTI

postado em 11/10/2010 12:15
Um menino de 2 anos morreu, neste domingo (10/10), à espera de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Infantil na rede pública do Distrito Federal. Ele havia sido detectado com meningite e deveria seguir para internação médica. Segundo a Central de Regulação de Leitos de UTI da Secretaria de Saúde, apesar das buscas, não havia leitos disponíveis para o garoto desde a solicitação da vaga, às 17h33 de sábado (9/10), até as 10h59 do dia seguinte.

Na madrugada de sábado (9/10), a criança foi internada no Hospital Regional do Paranoá (HRP) com febre, dores na cabeça e no ouvido e tontura. Os exames indicaram meningite. O menino, então, deveria seguir para internação na UTI. Porém, durante o período em que estava no hospital, a Secretaria de Saúde informou que não havia leitos disponíveis.

Os pais foram orientados a procurar o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para tentar a internação na rede privada. O MPDFT informou que, nesses casos, em geral, a pessoa é encaminhada para a Defensoria Pública, onde tem acesso a uma liminar que permite a internação do paciente. A assessoria de imprensa do órgão explicou que é mais efetivo porque o MPDFT só trabalha com causas coletivas e recomenda a internação ao governo ou ao hospital.

A família não foi atendida porque a Defensoria atende nos finais de semana e feriados em regime de plantão, das 13h às 19h, horário de funcionamento do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Os pais do menino vão recorrer à Justiça para processar o Distrito Federal por não prestar a assistência que está prevista na Constituição Federal.

Com informações da TV Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação