Cidades

Parque da cidade vai sediar dia de conscientização sobre artrite reumatoide

postado em 11/10/2010 17:15
O Parque da Cidade vai sediar campanha sobre a artrite reumatoide, entre as 9h e 14h desta terça-feira (12/10). O evento é uma das ações do dia mundial de conscientização sobre a doença, que acontece simultaneamente em dez capitais brasileiras, como Aracaju, Belém e Curitiba.

O objetivo é levar informações sobre a doença, disponibilizando orientações de cuidado, prevenção e tratamento. Este é o quarto ano da campanha no Brasil. Em 2009, seis cidades foram contempladas e 12,5 mil pessoas receberam orientações sobre o problema.

Doença
A artrite reumatoide é uma doença auto-imune, inflamatória, crônica e progressiva. A inflamação que acomete as articulações pode causar perda progressiva da cartilagem e dano ósseo articular. O quadro é caracterizado por dor articular, limitação dos movimentos e deformidades.

Além do comprometimento das juntas, outros sintomas podem ocorrer como fadiga, febre e nódulos subcutâneos, além do importante impacto na qualidade de vida dos pacientes. No Brasil, estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas seja acometida pela doença, na maioria mulheres em idade economicamente ativa ; entre 30 e 50 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação