postado em 14/10/2010 12:40
A Secretaria de Saúde inaugurou, na manhã desta quinta-feira (14/10), um posto de saúde na QN1 Área Especial do Riacho Fundo I. A expectativa é de que 4 mil pessoas sejam beneficiadas com a nova unidade. De acordo com o subsecretário de Atenção Primária à Saúde, Berardo Nunan, o posto foi criado para substituir outro que atendia provisoriamente, em um imóvel alugado. "Conseguimos uma unidade própria, nova e adequada para atender a comunidade. Ela está localizada muito próxima da antiga", afirma.Segundo o subsecretário, a comunidade ficou muito satisfeita com a conquista. "Eles até propuseram um café da manhã para o lançamento, que foi feito hoje às 10h", diz animado. Os pacientes serão beneficiados com ações de promoção da saúde, orientações de hábitos de vida, alimentação, atividade física, controle de tabagismo, prevenção de violência, higiene e, ainda, cuidados com o pré-natal e recém nascidos.
Além disso, de acordo com Berardo, as pessoas podem procurar o posto para o acompanhamento de doenças e sintomas. "Caso o paciente esteja com problemas de saúde mais comuns pode procurar o posto para identificar a doença e, dependendo da situação, pode ser resolvido lá mesmo ou ser encaminhado para uma outra unidade de saúde da rede pública", explica Berardo Nunan.
A unidade possui 340 m;, dividos em três consultórios, salas de curativos, nebulização e medicação, consultório odontólogico com farmácia de medicamentos e área administrativa. O posto conta com uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e cinco agentes comunitários da saúde.
A construção demorou cerca de um ano. Enquanto isso, os pacientes podiam se consultar na unidade provisória. Para Berardo, o fato do posto ser próximo à antiga localidade facilita o acesso dos pacientes.
Outras unidades
De acordo com o subsecretário de Atenção Primária à Saúde, a Secretaria de Saúde tem um projeto para construir outras unidades no Distrito Federal. A intenção é substituir e expandir o serviço. "Existe um déficit muito grande para atender a população na questão da atenção básica à saúde. Então, as unidades serão criadas para que haja uma redução das ocorrências de doenças", afirma Berardo.
Atualmente, a Secretaria possui terrenos em Samambaia, Riacho Fundo II e no Recanto das Emas que aguardam apenas a viabilidade da construção de novos postos. "Precisamos da licitação e iniciar as obras", finaliza.