postado em 14/10/2010 12:20
O ano letivo de 2011 trará mudanças para alguns estudantes no Distrito Federal. A renovação de matrículas em escolas públicas, que começa na próxima segunda-feira (18/10), terá novos procedimentos, definidos pelo Documento de Estratégia de Matrícula. Alunos frequentes terão a inscrição renovada automaticamente. Já os que têm a frequência inferior a 75% devem procurar as escolas. Ainda não há previsão de data para o início das matrículas de estudantes que ainda não fazem parte da rede pública de ensino.
De acordo com informações da Secretaria de Educação, uma das mudanças é a que define a data de acesso aos alunos da educação infantil e ensino fundamental. A partir de 2011, os alunos que forem matriculados no Ensino Fundamental devem ter seis anos completos, ou a completar até o dia 31 de março no ano da matrícula. Antes da nova regra, a data de referência era o dia 30 de junho.
A idade mínima para os estudantes da Educação Para Jovens e Adultos (EJA) também sofre alterações. Os alunos menores de 15 anos não poderão mais se matricular no na EJA para o Ensino Fundamental. Já os menores de 18 anos, não poderão se inscrever na EJA para o Ensino Médio.
Na educação infantil, as Diretorias Regionais de Ensino passam a ser responsáveis por selecionar as crianças que devem ocupar as vagas nas creches da rede pública de ensino.