postado em 15/10/2010 11:59
No dia em que a paralisação da Cooperativa dos Profissionais Autônomos de Transporte de Samambaia (Coopatram) completa 18 dias, outra cooperativa resolveu decretar greve. Os ônibus da Cooperativa de Transportes Alternativos do Recanto das Emas (Coortarde) estão parados desde às 4h da madrugada desta sexta-feira (15/10) na garagem do Gama. De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, o motivo da greve é similar: a empresa não teria efetuado o pagamento dos funcionários.Atualmente, a Cootarde é responsável pelas linhas que trafegam pelo Gama, Santa Maria, Brazlândia e Ceilândia. Até o momento, não há informações de quantos ônibus deixaram de sair da garagem desde a madrugada.
[SAIBAMAIS]Em Planaltina, a greve da Coopatram, anunciada no último dia 28, prejudica 60 mil usuários que utilizam os coletivos no trajeto Arapoanga-Plano Piloto e Vale do Amanhecer-Plano Piloto. Antes da paralisação, a cooperativa atuava com 80 ônibus na região. Por conta da greve, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) disponibilizou um reforço de 60 coletivos das empresas São José e Viva Brasília.
Reivindicação
A greve da Coopatram é motivada devido a empresa não ter efetuado o pagamento nos dias 18 e 25 de setembro, de acordo com o combinado no Ministério Público. Como até agora não houve sucesso na negociação, os rodoviários permanecem em greve. De acordo com o sindicato da categoria, há indícios de funcionários internos que não recebem há quatro meses.