Helena Mader
postado em 17/10/2010 21:20
A chuva ainda não chegou com força ao Distrito Federal, depois da seca que durou mais de quatro meses. Mas tempestades curtas foram suficientes para causar estragos ontem em algumas partes da cidade. A região mais atingida foi o Guará, onde militares do Corpo de Bombeiros tiveram que tirar árvores derrubadas pelo vento do meio da rua. Ao longo do domingo, os bombeiros receberam dez ligações com pedidos de remoção de galhos e troncos.
Na quadra QE 8 do Guará 1, em frente ao Colégio JK, uma árvore bastante frondosa caiu sobre a pista, causando transtornos aos motoristas que passavam pelo local. Ela teve que ser cortada para a remoção completa do material. No SIA trecho 4, na quadra 16 da Estrutural e na Colônia Agrícola Samambaia também houve ocorrências semelhantes. O Corpo de Bombeiros não registrou, entretanto, nenhum caso de dano patrimonial, nem de pessoas feridas.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o tempo ruim vai continuar durante toda a semana. ;A previsão é de chuva para todos os dias, mas elas acontecem de forma mais intensa normalmente nos fins de tarde;, explica a meteorologista Morgana Almeida, do Inmet. ;Elas são causadas por conta de áreas de instabilidade que estão se deslocando para a região;, acrescenta a especialista. Para esta segunda-feira (18/10), a umidade vai oscilar entre 45% e 95% e a temperatura vai variar entre 18;C e 28;C.
De 1; de outubro até ontem, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 75,6mm. Só ontem, foram 3mm ; mas como o Inmet não tem estação de medição pluviométrica no Guará, a quantidade pode ter sido bem maior. A previsão para todo o mês de outubro é de 172,1mm de chuva.