Naira Trindade
postado em 18/10/2010 08:02
Começa hoje a etapa de renovação de matrícula para alunos da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio da rede pública do Distrito Federal. Os pais de estudantes com mais de 25% de faltas durante todo o ano letivo terão que procurar as escolas onde os filhos estudam para fazer a renovação obrigatória. O procedimento garante a vaga na instituição. Crianças e adolescentes que tiveram frequência acima de 75% das aulas não precisam se preocupar, pois a efetivação será automática. Segundo a Secretaria de Educação, nos próximos dias, os pais devem receber comunicados enviados pelos filhos sobre sua regularidade nas salas de aula.O prazo para reafirmar a inscrição escolar termina em 29 de outubro. É importante sempre ter em mãos documentos e informações como o nome completo do estudante, a data de nascimento, nome da mãe e endereço da residência com o CEP e o tipo de deficiência, se for o caso. ;Perder a data não significa que os pais não poderão fazer a renovação depois. Porém, efetivada dentro do prazo, ela garantirá a vaga do aluno naquela escola;, explica a diretora de Organização do Sistema de Ensino da Secretaria de Educação, Lívia Queiroz Rodrigues.
Na próxima segunda-feira, será a vez de as crianças com necessidades especiais ou com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) garantirem o direito à educação. Esse grupo será o primeiro a usar o serviço de telematrícula. Os estudantes serão destinados a instituições perto de casa. Para a inscrição, os pais devem telefonar para o número 156, opção 2, e informar o problema do filho. Depois, será importante efetivar a matrícula nas diretorias regionais de ensino. Essa etapa está prevista para o período de 3 a 9 de novembro. Os responsáveis, porém, serão convocados pelas regionais.
O cronograma de matrículas oferece cerca de um mês para aqueles que ainda não fazem parte da rede de ensino. De 1; a 28 de novembro, interessados em ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou na Educação Básica (que inclui os ensinos fundamental e médio) deverão ligar para o telefone 156, opção 2. A Secretaria de Educação espera que cerca de 60 mil busquem por vagas nas escolas públicas. No processo de 2009, a rede registrou 56 mil inscrições. Delas, 48,2 mil foram contempladas. ;Não houve evolução na educação infantil este ano. No ano passado, conseguimos atender 74% dos alunos. Dos 28 mil inscritos para esse nível, apenas 7,8 mil ficaram de fora;, esclarece Lívia Rodrigues.
Mudanças
O processo de matrícula trouxe mudanças para o próximo ano. Nas matrículas de 2011 para o ensino fundamental, a criança deverá ter 6 anos completos ou a completar até 31 de março. A data de corte anterior era 30 de junho. A idade mínima para ingresso na EJA também foi modificada. Não serão aceitas matrículas e conclusões para os 1; e 2; segmentos de alunos com menos de 15 anos completos e de 18 anos para o 3; segmento.
As diretorias regionais de ensino passam a ficar responsáveis por fazer a triagem das crianças de 4 meses a 3 anos postulantes a vagas nas creches públicas. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Transparência de Renda (Sedest) continua responsável pela triagem relativa às vagas disponíveis nas creches conveniadas.
PROGRAMA-SE
De 18 a 29 de outubro
Renovação automática dos alunos com mais de 75% de frequência nas escolas da rede pública. Pais de estudantes com mais de 25% de faltas devem procurar a escola.
De 25 a 31 de outubro
Renovação para alunos com necessidades especiais ou com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD),
pelo 156, opção 2.
De 1; a 28 de novembro
Começa a fase de matrículas para Educação de Jovens e Adultos e educação básica (que inclui os ensinos infantil, fundamental e médio), pelo telefone 156.
De 3 a 9 de novembro
Período para triagem de alunos especiais nas diretorias regionais de ensino. A regional entrará em contato com os pais dos alunos.
De 16 a 24 de novembro
Remanejamento escolar, quando os alunos poderão trocar de escolas.
De 29 de novembro a 5 de dezembro
Matrículas nos Centros Interescolares de Línguas (CILs), pelo 156, opção 2.
Telefone
O 156 funcionará das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h, aos fins de semana e feriados.
Lembre-se
Leve o nome completo do estudante, a data de nascimento, nome completo da mãe, o endereço da residência, com o CEP, e tipo de deficiência ou TGD, se for o caso.