postado em 19/10/2010 08:02

O diretor de Vigilância Sanitária, Gustavo de Lima, contou que os locais estavam sob ação fiscal por não terem se manifestado após a vistoria. Mesmo assim, não terão de encerrar os trabalhos. ;Constatamos que havia pendências estruturais e impusemos as restrições até que fôssemos procurados para adequação. Os centros cirúrgicos, por exemplo, foram interditados. Mas todos eles podem fazer os demais atendimentos e voltar a fazer as cirurgias assim que nos procurarem e receberem a licença de funcionamento;, explicou. Segundo Gustavo, não é o caso da clínica de Fausto, o Centro de Estudos em Cirurgias Plásticas, que pode funcionar normalmente.
A relação de estabelecimentos emitida pela Secretaria de Saúde sexta-feira também trouxe oito empresas que, segundo o órgão, não fariam mais cirurgias plásticas. Em nota, o órgão esclareceu que as clínicas declararam não desenvolver cirurgias plásticas e ;continuam autorizadas a realizar procedimentos não estéticos como cirurgias de pálpebra;.
Entram nessa lista: o Centro Brasileiro da Visão, o Centro Oftalmológico Dr. Rodrigues, o Clinerte Clínica de Estética Facial e Corporal, o Hospital Dia Samdel, o Hospital Oftalmológico de Brasília, o Hospital Pacini de Oftalmologia, o Medicina da Visão Clínica Oftalmológica e o Instituto Verhum Vídeo Endoscopia e Reprodução. ;Eles fazem procedimentos reparadores para quem tem problemas na visão, por isso ficam de fora das exigências do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta;, afirmou Gustavo.
A lista com a situação dos 30 estabelecimentos vistoriados, divulgada sexta-feira pela Vigilância Sanitária, pode ser alterada. O diretor do órgão afirmou que não existe um prazo de adequação. Mesmo os que já têm autorização para realizar determinados procedimentos podem dar entrada, a qualquer momento, no pedido de licença para realização de intervenções de maior porte. Nesses casos, o projeto é apresentado, reavaliado e, se atender às normas, aprovado.
COMO ESTÃO
Confira a situação atual de cinco das 30 clínicas vistoriadas no DF:
Sob ação fiscal
Assistência Médica Fêmina - Gama
Centro da Visão Oftalmológica - Taguatinga Sul
Clínica Médica Lazzarini - Taguatinga Sul
Instituto Brasiliense de Especialidades Cirúrgicas - Plano Piloto
Autorizada a funcionar
Fausto Camilo Bermeo Paguay - Plano Piloto