Cidades

Campanha alerta para os riscos do AVC e ensina como se prevenir

postado em 21/10/2010 14:16
A Organização Mundial de Acidente Vascular Cerebral lançará, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a campanha "Um em cada seis" no dia 29 de outubro, Dia Mundial do AVC. De acordo com a organização, a cada seis segundos uma pessoa morre por causa do problema. Por isso, três atividades estão previstas para acontecer na cidade com o intuito de chamar atenção da população sobre o tema.

No dia 29 de outubro, profissionais da saúde estarão na Rodoviária do Plano Piloto, das 8h às 18h para conversar com quem transita no local. No mesmo dia está programado um ciclo de palestras no auditório Tancredo Neves do Hospital de Base, a partir das 14h. No dia 30, a partir das 10h, será realizada a Caminhada Nacional de Combate ao AVC, no Parque da Cidade. O principal objetivo da campanha é mostrar para a população que o AVC pode ser prevenido e, os que já tiveram um, podem se recuperar totalmente e manter uma boa qualidade de vida.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que o AVC já é a segunda maior causa de morte entre pessoas a partir de 60 anos e a quinta entre as de 15 aos 59 anos. Anualmente o número de mortes ocasionadas pelo acidente vascular é de 6 milhões de pessoas. Esses números superam até mesmo doenças muito conhecidas, como a Aids, tuberculose e malária.

Previna-se

A campanha informa que, apesar de o problema ser um evento súbito, ele se instala ao longo de anos e de forma silenciosa. Por isso o essencial adotar as seguintes medidas:

1. Conheça os seus próprios fatores de risco: hipertensão arterial, diabetes e colesterol alto.
2. Seja fisicamente ativo e exercite-se regularmente.
3. Evite a obesidade, mantendo uma dieta saudável.
4. Limite o consumo de álcool.
5. Evite o fumo do cigarro. Se você fuma, procure ajuda para parar agora.
6. Aprenda a reconhecer os sinais de alerta de um AVC.

Alguns sinais podem indicar um AVC, por isso a organização do evento indica a procura de um serviço de atendimento de emergência quando houver o início súbito de qualquer um dos seguintes sintomas:

- Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo
- Confusão, alteração da fala ou compreensão
- Alteração na visão (em um ou ambos os olhos)
- Alteração do equilíbrio, na coordenação ou alteração no andar
- Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação