Cidades

Acordo fimado em reunião do Metrô com sindicato será votado em assembleia

postado em 21/10/2010 20:17
Acabou por volta de 19h40 desta quinta-feira (21/10), a reunião entre a Companhia do Metropolitano (Metrô-DF) e o Sindicato dos Metroviários, mediada pelo Ministério Público do Trabalho. Apesar dos presentes terem entrado em acordo em relação às propostas anteriormente apresentadas pela empresa, as conclusões do encontro serão levadas às assembleia que decidirá os rumos da paralisação. No entanto, o acordo só terá validade caso a categoria retorne ao trabalho a partir de asmanhã (22/10).

[SAIBAMAIS]De acordo com o Metrô, a reunião serviu para esclarecer pontos que ainda geravam dúvidas, mas não houve alterações significatrivas nas propostas. Ponto de contradiação entre o sindicato e o Metrô, uma possível redução salarial foi amplamente discutida durante o encontro. A empresa afirma ter deixado calro, durante a audiência, que não há intenção de reduzir os salários com a redução da carga horária de 40h para 30h. Como anteriormente divulgado pelo Metrô, a diminuição do horário de trabalho, a partir de 1; de novembro, terá caráter experimental por 90 dias, sem redução salarial. Uma modificação na remuneração será avaliada por uma comissão ao fim do prazo.

Outra reivindicação da categoria é a convocação dos cerca de 200 aprovados em concurso público cuja validade expira no dia 25 deste mês. O Diário Oficial do DF (DODF) de amanhã (22/10) trará a convocação de 90 aprovados no último concurso - referente ao cadastro reserva. Ao todo, serão 40 vagas para piloto e 50 para agente de estação.

A reportagem do correiobraziliense.com.br não conseguiu contato com os representantes do SindMetrô que compareceram à reunião.

Movimento
Os usuários que utilizam o transporte encontraram as estações cheias, mas segundo a assessoria de imprensa do Metrô, a situação é semelhante a de dias normais. A empresa informa que não houve registros de confusão, nem problemas em nenhuma estação do DF.

O movimento na Estação Central da Rodoviária do Plano Piloto, no fim da tarde de hoje, estava tranquilo, apesar da grande quantidade de pessoas. O tempo de espera, por volta de 18h30, variava entre 15 e 30 minutos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação