Cidades

Primeira mulher a dar à luz quíntuplos no DF, Linda Mar luta para criá-los

Batizados com nomes bíblicos e com sérias sequelas da gestação, eles representam, para ela, a consolidação da esperança de uma vida melhor

postado em 25/10/2010 08:46
As quatro crianças nasceram fruto de inseminação artificial realizada no Hmib;Quero ver tudinho crescido, correndo com saúde e sendo gente do bem. É só isso que eu peço a Deus a cada segundo.; A frase foi dita há 10 anos por Linda Mar Miranda Alves da Silva, 40 anos, ao repórter do Correio Marcelo Abreu. A mulher de traços firmes e olhar inquietante foi a primeira a ser mãe de quíntuplos em Brasília. A prole nasceu em 12 de fevereiro de 2000, no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), na Asa Sul, faltando uma semana para completar sete meses. Sarah, a quarta dos bebês, morreu poucas horas depois do parto. Restaram quatro: Marta, Davi, Rebeca e Esther ; agora, crescidinhos. Os bebês nasceram com lesão cerebral. Os três primeiros têm pernas mais curtas e dificuldade no aprendizado. Esther teve paralisia cerebral e está numa cadeira de rodas.

Passada uma década, o Correio volta a relembrar a história que emocionou Brasília e todo o país. Os filhos de Linda Mar são fruto de inseminação artificial. Mulher pobre de Samambaia, ela vivia no seu modo simples. Trabalhava como faxineira e, com o salário que ganhava, criava os filhos do primeiro casamento ; Vanessa, à época com 13 anos, e Marcos, 15. Aos 40 anos, já tinha feito laqueadura, mas acabou encontrando um novo amor. Casou-se pela segunda vez e o marido sonhava ser pai. Naquele tempo, o Hmib tinha um programa que atendia mulheres carentes, mas, que, embora operadas, queriam ser mães mais uma vez. Como o procedimento era de graça para mulheres de baixa condição financeira, Linda Mar autorizou a implantação de cinco embriões em seu útero. Por causa da idade dela, os médicos achavam que apenas um vingaria.

Ledo engano. Os quadrigêmeos estão aí, correndo de um lado para o outro. Ester não fala e não anda, mas sorri como ninguém. Durante o seu nascimento, faltou oxigenação no cérebro e, desde então, ela precisa ser carregada por Linda Mar por todos os cantos. A mãe dá banho, comida na boca, coloca na cama e a acalenta com os afagos. ;Quase não durmo para ficar de olho nela;, contou. Hoje, Linda Mar vive o drama de cuidar dos pequenos sozinha. Ela e o pai das crianças romperam o relacionamento. Para dar conta de ser mãe, mulher, trabalhadora e dona de casa, ela se desdobra e encontra força nas orações diárias.

DificuldadesBatizados com nomes bíblicos e com sérias sequelas da gestação, eles representam, para ela, a consolidação da esperança de uma vida melhor
Marta acabou de passar por uma cirurgia para melhorar a pisadura do lado direito, na Rede Sarah. Os demais fazem acompanhamento, em função das limitações que vieram como sequela do parto. Esther é a maior preocupação de Linda Mar. Ela tem um tubo na traqueia, para facilitar a respiração, e usa uma cadeira de rodas doada, mas muito pequena para o seu tamanho. Esther sofre com desvio de coluna e precisa urgentemente de um meio de locomoção artificial adequado. No hospital, a cadeira será adaptada para correção da postura. A menina que manda beijos e brinca o tempo inteiro nem parece sentir os efeitos da coluna malformada.

Mas enfrentar as dificuldades não tem sido fácil. Sem tempo para fazer faxinas, Linda Mar está com o aluguel atrasado e tem três contas de luz para pagar. Faz pequenos bicos limpando casas alheias, três vezes por semana. O dinheiro que ganha da pensão dos filhos e do trabalho não dá para comprar remédios, roupas e nem para levar as crianças para passear. ;Elas não conhecem nem o shopping que fica aqui do lado, porque não tenho como levá-las. Não quero riqueza. Sou feliz desta maneira. A única coisa que eu queria era uma vida digna e uma geladeira cheia todos os dias;, diz, entre lágrimas.

Linda Mar não reclama da vida. Ao contrário, agradece todos os dias pelo que tem. ;Meus filhos têm deficiência e estão todos sorrindo. Por que eu, que sou perfeita, vou chorar e desanimar?;, reflete a baiana de Itapetinga. Para continuar batalhando por um bom futuro para os seus eternos bebês, como ela mesma diz, Linda Mar conta com a dedicação da filha Vanessa, de 23 anos, gerada no primeiro casamento. A jovem alta, de pele morena, também exibe olhar de determinação. Vanessa ganhou bolsa integral na Universidade Católica de Brasília (UCB) e está no 7; semestre do curso de direito. ;Vejo o sofrimento da minha mãe. Vou me formar, com fé em Deus e vou dar uma vida melhor para minha mãe e meus irmãos;, garantiu. Orgulhosa, Linda Mar acredita no potencial da filha. ;Ela faz estágio e, quando não está estudando, está trabalhando ou cuidando das crianças para mim;, contou.

Nomes bíblicos
Quem olha para o quarteto não imagina que um dia eles chegaram a pesar entre 775 gramas e 1,035 quilo. Por quatro meses, eles ficaram entre a vida e a morte e fizeram Brasília se emocionar. Os nomes dos quadrigêmeos foram escolhidos a dedo. Evangélica, Linda Mar procurou na Bíblia Sagrada como passaria a chamar os filhos. Afinal, ela queria apenas um bebê. ;Queria um e fui abençoada com cinco de uma só vez. Os quatro sobreviveram por milagre e são a razão da minha vida.;

Davi, o último a sair de seu ventre, era o mais agitado. Mesmo prematuro, foi o primeiro a ficar sob a mira das câmeras fotográficas que não paravam de disparar flashes. Calado, desta vez ele só posou para as fotos, sem estripulias. Rebeca também não falou. Sorria o tempo inteiro e apertava a mão de Esther, que brincava de apontar para o céu. Marta só observava. Eles sabem que são especiais, no sentido mais bonito da palavra. Depois de ;grandinhos;, permanecem unidos e são puro carinho, um com o outro.

Colabore
Para ajudar Linda Mar com fraldas, alimentos ou doar uma cadeira de rodas, basta ligar para ela no telefone 3356-4603 ou no celular 8619-9317. Se preferir ajudar com dinheiro, a conta-poupança é a de número 932857-8, Agência 008 da Caixa Econômica Federal.


A origem dos nomes

; Marta
Era irmã de Lázaro, que Jesus ressuscitou

; Esther
Foi a rainha que libertou o povo hebreu dos persas

; Davi
Ele derrotou o gigante Golias com apenas algumas pedras. Logo no começo da batalha, Davi acertou Golias na testa e, quando ele caiu, arrancou sua cabeça com sua própria espada

; Sarah
No Velho Testamento, Sarah era mulher de Abraão e, aos 90 anos, teve um filho, Isaac, cumprindo-se uma promessa de Deus

; Rebeca
Mulher do profeta Isaac e sobrinha de Sara, da qual teria herdado a beleza

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação