postado em 25/10/2010 11:51
Entre quinta (21/10) e domingo (25/10), 25 motoristas foram flagrados dirigindo sobre o efeito de álcool durante as operações Álcool Zero, da Polícia Militar, e Bafômetro, do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Em dois casos foi constatado crime, pois o índice registrado foi superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões.De acordo com informações do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), 19 pessoas se negaram a fazer o teste do bafômetro. Outras três tiveram índices não significativos e foram liberadas após a apresentação dos documentos.
Segundo a assessoria do Detran, quem não faz o teste do bafômetro se livra de responder criminalmente, pela ausência de provas materiais, mas também pode ser punido administrativamente, com o recolhimento da carteira e multa por infração gravíssima, de RS 957,70.
Outras infrações
Além disso, os agentes apreenderam 230 veículos que apresentaram alguma irregularidade - ausência de licenciamento ou dos documentos de porte obrigatório, como Carteira Nacional de Habilitação. Segundo informações da assessoria de imprensa do Detran, todos os carros apreendidos foram recolhidos para o depósito do órgão.