Cidades

Creches e entidades sociais fecham as portas apesar de GDF liberar crédito

postado em 25/10/2010 18:13
Apesar de o governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, ter sancionado crédito suplementar de aproximadamente R$ 14 milhões para entidades de assistência social, nesta segunda-feira (25/10), a presidente do Conselho de Entidades de Promoção de Assistência Social do DF, Karla Valadares, afirma que amanhã as instituições vão fechar as portas. Nesta terça-feira (26), as entidades também vão fazer uma manifestação em frente ao Palácio do Buriti.

[SAIBAMAIS]De acordo com Karla, mais de 100 entidades - entre elas 43 creches - aguardam pelo pagamento dos convênios com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest). "Nós já conhecemos essa história de sancionar o crédito, mas o dinheiro não chegar. Ao longo deste ano ficamos várias vezes sem receber", conta. Segundo ela, os estabelecimentos vão voltar a funcionar assim que o governo assegure o depósito do dinheiro.

Hoje, a Casa do Menino Jesus não abriu. A instituição, localizada no Setor Oeste do Gama, atende a cerca de 150 crianças e adolescentes. De acordo com a diretora do local, Alda Menezes, desde março a entidade não recebe o repasse da Sedest. "Eles disseram que não temos um certificado, mas quando fizemos o convênio o documento não era necessário", explica. Segundo ela, amanhã a instituição e os pais dos assistidos vão participar do movimento. "Essa verba é mais uma promessa. Até que o dinheiro esteja nas nossas contas isso é só promessa".

Transferência
A assessoria da Sedest diz que é preciso tempo hábil para transferir o repasse, mas que a partir de quarta-feira (27) o crédito começará a ser entregue, mas apenas àquelas insitutições que estiverem com a documentação em dia. Para ter direito ao repasse, as entidades que estão devendo algum tipo de documento devem regularizar com urgência a situação no setor de convênios da Sedest.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação