Cidades

Cemitérios esperam receber 800 mil visitantes durante o feriado de Finados

postado em 29/10/2010 10:11
O Campo da Esperança estima que 800 mil pessoas comparçam as cemitérios do Distrito Federal (Asa Sul, Taguatinga, Gama, Sobradinho, Planaltina e Brazlândia) entre sábado (30/10) e terça-feira (2/11). Para melhor atender os visitantes, foi organizada a Operação Finados, com aumento do número de funcionários e organização dos acessos.

Os portões ficarão abertos das 7h às 18h. Mas, o atendimento das administrações dos cemitérios será das 7h30 às 17h30. A equipe de funcionários receberá reforço de 34 atendentes, 40 seguranças e três duplas de brigadistas na Asa Sul, no Gama e em Taguatinga.

Acesso
Apenas os motoristas que tiverem autorização de vaga especial (condutores idosos ou com deficiência), emitida pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), poderão entrar de carro nos cemitérios da Asa Sul, de Taguatinga, do Gama e de Sobradinho. Não será permitida a entrada de veículos nos cemitérios de Planaltina e de Brazlândia, menores, que não ocntam com vias internas que possibilitem transitar com carro.

Para os visitantes que não puderem entrar com seus carros, a empresa Campo da Esperança disponibilizará 11 vans, para fazer o tansporte gratuito no interior dos cemitérios. Os veículos serão distribuídos da seguinte forma: cinco na Asa Sul, três em Taguatinga, dois no Gama e um em Sobradinho. As paradas ocorrerão de acordo com a sinalização dentro dos cemitérios.

Entradas secundárias
Acessos secundários serão abertos no cemitério da Asa Sul, onde duas entradas pelo Setor Policial e outras duas pelo Parque da Cidade facilitarão o trajeto dos visitantes. Quem for à Taguatinga poderá entrar, também, pelo Setor de Oficinas e por duas entradas no Setor M Norte. No Gama, haverá dois acessos pelo Setor de Chácaras. Todas as vias serão controladas pela Polícia Militar e pelo Detran.

Haverá 54 banheiros químicos para atender o maior número de visitantes. Além disso, quem for aos locais, poderá acompanhar as missas campais, que serão celebradas pela Arquidiocese de Brasília, das 7h às 17h30.

A Operação Finados tem apoio da Secretaria de Segurança Pública; PM; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros; Detran; Vigilância Sanitária; Defesa Civil; Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania; Secretaria da Ordem Pública e Social; Secretaria de Saúde; Arquidiocese de Brasília; e da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

Endereços dos cemitérios:
- Campo da Esperança (Asa Sul) - 916 Sul
- São Francisco de Assis (Taguatinga Norte) - SOFHN Área Especial
- Cemitério do Gama - SOE Quadra 3 Área Especial Cemitério Setor Oeste
- Cemitério Sobradinho - AR 07 Área Especial Cemitério Sobradinho II
- Santa Rita (Planaltina) - SNO Conjunto E Área Especial
- Cemitério de Brazlândia - SNO Quadra 6 Área Especial

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação