Cidades

Médico do Anchieta se nega a dar laudo técnico para transferir paciente

postado em 31/10/2010 12:54
Um neurocirurgião do Hospital Anchieta, em Taguatinga, está sendo acusado de negligência, por se negar a dar o laudo técnico a uma paciente internada na Unidade de Dor Toráxica. A denúncia foi recebida pelo Correio Braziliense, na manhã deste domingo (31/10).

A família de Carmem Guimarães Lapa, que sofreu um AVC esta manhã, quer transferi-la para o hospital Unimed, onde aceita o plano de saúde da paciente e há vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No entanto, o hospital só recebe pacientes vindos de outros locais com o laudo técnico do especialista responsável pelo caso.

Carmen passou mal esta manhã e foi socorrida, de imediato, ao Anchieta, onde deu entrada por volta de 8h30. Como lá não aceita o plano de saúde da família, a transferência é necessária, já que ela precisa ficar internada na UTI.

A reportagem entrou em contato com a unidade de saúde pelo telefone 3353-9000, mas não conseguiu falar com nenhum responsável pelo hospital.

Em nota, o Hospital Anchieta esclarece que a paciente foi atendida no Pronto Socorro, onde recebeu assistência médica nas especialidades de cardiologia e neurologia.

Confira a nota na íntegra:
"De acordo com o Protocolo adotado pelo Anchieta, em caso de AVC e Hemorragias Intracranianas, um neurologista presta o atendimento inicial e, com base no estado de saúde do paciente, indica ou não intervenção cirúrgica.

A Sra. Carmem foi atendida e fez os exames complementares para o diagnostico preciso. Como o convênio da paciente não oferecia cobertura para internação, a mesma foi transferida para outra instituição. Reiteramos que foi emitido laudo técnico pelo Serviço de Neurologia do próprio Hospital Anchieta, com orientações sobre os cuidados que deveriam ser adotados em regime de assistência intensiva.

Cabe destacar aqui que a paciente recebeu assistência de urgência, foi estabilizada e transferida. Dada a emergência que o caso requeria, os cuidados posteriores ficariam sob a incumbência da instituição indicada pelo Plano de Saúde da paciente".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação