postado em 01/11/2010 12:00
O movimento nos cemitérios do Distrito Federal é grande na manhã desta segunda-feira (1;/11) - véspera do feriado de Finados. De acordo com a assessoria de imprensa do Campo da Esperança, o esperado é de que 800 mil pessoas visitem os cemitérios da Asa Sul, de Taguatinga, do Gama, de Sobradinho, de Planaltina e de Brazlândia até esta terça (2/11). A estimativa era de que 56% das pessoas fossem aos cemitérios entre sábado (30/10) e segunda, um pouco mais de 400 mil visitantes.Ainda de acordo com a empresa Campo da Esperança, o movimento vem aumentando gradativamente desde a sexta-feira (29/11), com uma estimativa de público de 30 mil pessoas por dia só no cemitério da Asa Sul. O esperado para esta terça é que este número seja cinco vezes maior, atingindo 150 mil visitantes só no Plano Piloto.
No Gama, quem faz o controle do trânsito são sete agentes da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv). Para reforçar a segurança foram escalados nove policiais do 9; Batalhão. Para ter acesso aos túmulos, é necessária a apresentação de uma credencial emitida pela administração do cemitério, dando preferência a idosos e deficientes físicos. Segundo estimativa da PM, até as 13h, 1.5 mil carros já tinham passado pelo local.
O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) organizou um esquema para melhorar a fluidez do trânsito. Um total de 30 policiais foram escalados para auxiliar no controle do tráfego. Eles fizeram um rodízio entre as três saídas do cemitério da Asa Sul, abrindo somente uma delas de cada vez para evitar tumultos. Os agentes fizeram, ainda, um mapa dos estacionamentos que devem ser usados de acordo com a localização do jazigo visitado.
Amanhã a quantidade de agentes deve aumentar. Além do BPTran, os cemitérios contarão com a cavalaria da PM para garantir a segurança. O número de policiais para auxiliar no trânsito subirá de 30 para 45. A recomendação, de acordo com o comandante da Operação Finados, Tenente Coronel Seabra, é que, o visitante antecipe a visita nesta segunda, para evitar tumultos na terça.
Os portões ficarão abertos das 7h às 18h. Mas, o atendimento das administrações dos cemitérios será das 7h30 às 17h30. A equipe de funcionários receberá reforço de 34 atendentes, 40 seguranças e três duplas de brigadistas na Asa Sul, no Gama e em Taguatinga.
Quem aproveitou a data para lucrar com a venda de flores reclama da baixa procura. A dona de casa Maria Amélia da Glória, 60 anos, comprou 3 mil vasinhos de flor e espera vender todos na porta dos cemitérios. Na manhã desta segunda, Maria vendeu menos de 30 vasos, mas espera que amanhã o movimento cresça com o aumento do número de visitantes.
O comerciante Anacleto Pereira Borges, 73 anos, aproveitou o feriado prolongado para visitar túmulos de amigos e parentes em Planaltina e no Plano Piloto. ;Tenho compromisso nos dois lugares, hoje eu vim em um, amanhã eu vou a outro;, afirma o comerciante.
Endereços dos cemitérios:
- Campo da Esperança (Asa Sul) - 916 Sul
- São Francisco de Assis (Taguatinga Norte) - SOFHN Área Especial
- Cemitério do Gama - SOE Quadra 3 Área Especial Cemitério Setor Oeste
- Cemitério Sobradinho - AR 07 Área Especial Cemitério Sobradinho II
- Santa Rita (Planaltina) - SNO Conjunto E Área Especial
- Cemitério de Brazlândia - SNO Quadra 6 Área Especial