Muitos brasilienses aproveitaram a véspera do feriado de Finados para visitar seus entes queridos nos cemitérios do Distrito Federal. Na manhã de ontem, a unidade do Campo da Esperança do Plano Piloto, 916 Sul, registrou cerca de 30 mil pessoas ; número sete vezes menor do que o esperado hoje, quando a assessoria de imprensa do local calcula um público superior a 200 mil pessoas. A chuva que ameaçou cair na segunda-feira é esperada para esta tarde, de acordo com previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A recomendação aos visitantes é de que deem preferência a visitas matutinas. Caso contrário, devem levar, além das tradicionais flores e velas, capas e/ou guarda-chuvas.
As irmãs Rosilane Gomes, 42 anos, e Rosileide Gomes, 35 , aproveitaram a manhã de ontem para visitar os túmulos dos pais no cemitério da Asa Sul. ;Viemos antes para evitar o tumulto. Também precisávamos dar uma arrumada aqui. Sempre passamos uma mão de tinta, limpamos. Acreditamos que, dessa forma, podemos retribuir um pouco do carinho que eles tiveram com a gente;, disse Rosilane. ;Meu pai faleceu este ano, minha mãe há, 16 anos. Sempre cuidamos como podemos. Agora, estamos negociando para colocar granito em uma das sepulturas, que ainda não tem. Infelizmente, a conservação às vezes não é muito boa;, completa Rosileide.
Como Rosilene, muitos frequentadores dos cemitérios do DF reclamam de covas abertas, buracos, sujeira ao longo das sepulturas. Mas a administração do Campo da Esperança alega que os trabalhos de limpeza, jardinagem, paisagismo e segurança vêm sendo realizados normalmente. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, quem opta por não contratar o serviço oferecido pela administração tem a manutenção do jazigo como todos os outros, porém não tem direito às isenções do pagamento das taxas de sepultamento, locação de capela para velório, placa de identificação do sepultado e praça de sepultamento.
A administração da empresa Campo da Esperança estima que somados, os públicos nos cemitérios da Asa Sul, de Taguatinga, do Gama, de Sobradinho, de Planaltina e de Brazlândia cheguem a 560 mil pessoas neste Dia de Finados. Nos últimos cinco dias, passaram pelas seis unidades cerca de 800 mil, sendo que aproximadamente 56% entre sábado e segunda-feira. A mantenedora dos cemitérios informou ainda que o movimento veio aumentando, gradativamente, desde sexta-feira.
Equipes
Cento e dez funcionários da empresa trabalharão em regime integral. A equipe ganhou o reforço de 34 atendentes e 40 seguranças. Hoje 50 profissionais fiscalizam as seis unidades. A Asa Sul, o Gama e Taguatinga também contarão com três grupos de brigadistas. Não será permitida a presença de vendedores ambulantes e autônomos no interior dos cemitérios. Nas áreas externas, a responsabilidade pela segurança, pelo trânsito e pela fiscalização fica a cargo das administrações regionais, Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e Polícia Militar.
Ontem, nas unidades do Gama e Taguatinga, o fluxo de pessoas era moderado durante as primeiras horas da manhã. Diferentemente do Plano Piloto, onde o número de carros que tentava acessar o cemitério chegou a provocar congestionamento nas vias de acesso. Um total de 30 policiais trabalharam na organização dos visitantes.
Desde 29 de outubro, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) vem atuando na entrada dos campos-santos do DF com o objetivo de melhorar a fluidez do tráfego. Para auxiliar nessa tarefa, na Asa Sul, em especial, um mapa com os pontos de estacionamento foi posicionado na entrada principal da unidade (veja arte).
Interior
Apenas pessoas com autorização de vaga especial ; destinada a idosos ou deficientes ; poderão acessar o interior dos cemitérios da Asa Sul, de Taguatinga, do Gama e de Sobradinho. Nessas unidades haverá transporte coletivo gratuito, sendo que os trajetos e as paradas internas serão sinalizados para facilitar a orientação dos visitantes. Circularão 11 vans nas localidades: cinco na Asa Sul, três em Taguatinga, duas no Gama e uma em Sobradinho. Nos cemitérios de Planaltina e de Brazlândia será vedada a entrada de veículos.
Para atender o maior número de visitantes, serão montados 54 banheiros químicos, além dos banheiros coletivos existentes. Em cada cemitério, os visitantes contarão com terminais de atendimento para obterem informações sobre sepultamentos e endereços dos túmulos. Poderão, ainda, fazer críticas e sugestões e pagamentos. Velórios e sepultamentos serão feitos normalmente.
Os portões dos seis cemitérios serão abertos às 7h e o acesso será permitido até as 18h. O atendimento será das 7h30 às 17h30.
2 de novembro
É esperado dia nublado a encoberto no DF, com a possibilidade de trovoadas isoladas. A umidade relativa do ar irá variar entre 35% e 55% e a temperatura entre 18 e 27 graus.
Responsabilidade
A empresa é responsável pela manutenção da área comum entre os túmulos. Os acessórios, revestimentos e jardins individuais são de responsabilidade da família. Os parentes geralmente pagam a pessoas que não têm qualquer vínculo com a Campo da Esperança Serviços para manter as sepulturas. A empresa não pode realizar alterações nesses túmulos, sob pena de o ato ser considerado vandalismo. O serviço de manutenção da Campo da Esperança é mais requisitado para a área parque do cemitérios, mas as famílias que quiserem contratar a Campo da Esperança para realizar o serviço de manutenção nos túmulos da área antiga também podem procurar a administração dos cemitérios e ter mais esclarecimentos.
ENDEREÇOS
Campo da Esperança
916 Sul
Telefone: 3345-0040
Além do portão principal, duas entradas extras facilitarão o acesso pelo Setor Policial e outras duas pelo Parque da Cidade. Será permitido o ingresso de carros com autorização especial.
São Francisco de Assis
SOFHN Área Especial Cemitério, Taguatinga
Telefone: 3354-9247
Estarão abertas as entradas do Setor de Oficinas, além de dois portões no Setor M Norte. Será permitida a entrada de carros com autorização especial.
Gama
SOE Quadra 3 Área Especial Cemitério, Setor Oeste
Telefone: 3384-9201
O público poderá usar os acessos do Setor de Chácaras. Será permitida a entrada de carros com autorização especial.
Sobradinho
AR07 Área Especial Cemitério, Sobradinho II
Telefone: 3485-1353
Será permitida a entrada de carros com autorização especial.
Santa Rita
SNO Conjunto E, Área Especial Cemitério, Planaltina
Telefone: 3388-6106
Não será permitido o acesso de veículos.
Brazlândia
SNO Quadra 6, Área Especial Cemitério, Brazlândia
Telefone: 3479-4571
Não será permitido o acesso de veículos