Cidades

Informar, quanto mais cedo, é a melhor arma contra a pedofilia

postado em 11/11/2010 08:20
As crianças ganharam uma nova arma contra a pedofilia: a informação. Nos últimos cinco meses, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus) tem sido presença constante nas escolas do DF, com o objetivo de ensinar aos estudantes como reconhecer uma situação de perigo e como eles podem fazer sozinhos uma denúncia em caso de necessidade. Pais e professores também fazem parte do público-alvo do programa Todos contra a pedofilia, que também oferece palestras para adultos.

Segundo Walisson Peronico, assessor especial da Subsecretaria para Assuntos da Criança, Adolescente e Juventude (Subjuv), e coordenador do projeto, o sucesso tem sido tão grande que algumas escolas precisam esperar meses para agendar uma palestra. ;Temos palestras marcadas até março do ano que vem. Esse projeto é o carro-chefe da Subjuv hoje, é o que recebe mais pedidos;, aponta Peronico. O Todos contra a pedofilia atende por mês, em média, cerca de mil alunos, pais e professores.

Segundo o assessor, não é possível fazer uma comparação que demonstre o efeito do programa sobre o número de denúncias de pedofilia, pois o crime é registrado nas delegacias como estupro ou atentado ao pudor. Mas ele garante que é visível a transformação das crianças participantes. Para Peronico, a receptividade positiva é um indício de que o programa tem surtido efeito no público ao abrir um diálogo sincero sobre um tema delicado e, muitas vezes, evitado.

Esclarecimento
Duas vezes por dia, Mário Gil Guimarães se posiciona entre a tela onde são projetadas as imagens da palestra e uma plateia de até mais de uma centena de crianças e adolescentes. Durante uma hora, o policial civil explica não somente o que é a pedofilia, como também ensina-os a reconhecer quem é o pedófilo, onde atua, quais são as vítimas desse crime e como reagir nesses casos. Na apresentação, as crianças assistem a animações sobre o tema, ouvem músicas e apreciam reportagens com imagens e depoimentos de vítimas. Diversas vezes os estudantes repetem o lema contra a pedofilia: proteger o próprio corpo. ;A justiça começa com vocês denunciando, sem medo de falar a verdade;, aconselha o palestrante.

O vocabulário da palestra é sempre adaptado ao público, mas a realidade não é escondida das crianças, mesmo as mais novas. A sinceridade sobre o tema ajuda os pequenos a se acostumar a discutir um assunto muitas vezes tratado como tabu, e a denunciá-lo, se necessário. Segundo os cálculos de Mário Gil, mais de 9 mil pessoas já assistiram à apresentação, que, segundo garante, tem resultados imediatos: ;Crianças e até mesmo pais vêm nos contar depois das palestras que já foram vítimas de abuso;, informa.

Maria Célia Mendes da Rocha, diretora do Centro de Ensino Fundamental Sargento Lima, de Santa Maria, aprovou a iniciativa. Ela revela que a escola já tratava do tema desde o início do semestre, mas que a palestra ajudou a discutir o assunto. ;Achei superválido. Isso vai fazer com que as crianças fiquem mais atentas sobre um assunto que ainda é muito novo para elas;, avalia. O próximo passo para o colégio é marcar um novo encontro, desta vez com os pais. Segundo Maria Célia, a preparação dos responsáveis é fundamental para que o tema não seja esquecido em casa. ;Quando as crianças chegarem em casa, vão conversar com os pais sobre isso, e farão perguntas. O ideal é que os pais estejam sempre preparados para conversar com os filhos.;

COMO PREVENIR

; Cuide do seu filho. Dê a ele atenção e crie um ambiente familiar tranquilo

; Saiba sempre o que ele está fazendo e quem são suas companhias

; Ensine-o a não aceitar presentes ou favores de estranhos, especialmente em troca de carinho

; Acompanhe-o em consultas médicas

; Conheça seus amigos, principalmente os mais velhos

; Supervisione o uso da internet , principalmente sites de relacionamento, salas de bate-papo e jogos online

; Oriente seus filhos a não trocar fotos ou informações pessoais com desconhecidos por meio da internet

; Jamais deixe que eles forneçam senhas da internet a outras pessoas, mesmo próximas

; Acompanhe o rendimento escolar do seu filho diariamente e verifique a frequência às aulas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação