Cidades

Após trote solidário, calouros da UnB se envolvem mais em trabalhos sociais

Ontem, doaram alimentos ao Instituto Viver

postado em 11/11/2010 08:26
Alunos da Universidade de Brasília (UnB) realizaram, ontem de manhã, um ato de solidariedade para a comunidade da Estrutural. Membros do Diretório Central de Estudantes (DCE) doaram três toneladas de alimentos ao Instituto Viver, que atende 400 crianças entre 6 e 14 anos e oferece cursos à comunidade da cidade. As doações foram arrecadadas pelos universitários durante a Calourada da UnB, realizada em 23 de outubro, e entregues aos voluntários do Viver, instalado ao lado do lixão da Estrutural.

A voluntária Angélica Maciel (primeira à direita): Gustavo Paiva, 20 anos, aluno do curso de química e coordenador de Esporte, Arte, Cultura e Lazer do DCE, explica que a ação é uma oportunidade importante para impulsionar a cidadania na universidade e na própria comunidade. ;Conheci o instituto durante uma das ações do último Trote Solidário da UnB. Trouxemos os calouros para uma festa organizada por nós, onde cada um teria que atuar diretamente com as crianças em oficinas lúdicas;, lembra. ;É bom ver o choque cultural que alguns deles passam. Muitos de nós nunca teriam uma oportunidade de conhecer projetos dessa relevância. É totalmente positivo para que os alunos entendam como vivem as pessoas nas cidades ao nosso redor. Saímos da ;bolha;, encaramos a realidade e vemos que podemos fazer algo melhor.;

O Instituto Viver busca desenvolver crianças e adolescentes da Estrutural por meio da educação complementar, da assistência psicossocial e da integração entre criança, família e sociedade. Dez professores dão aulas de reforço, esportes e artes aos 400 alunos carentes no contraturno do horário escolar. Além disso, cursos profissionalizantes são oferecidos gratuitamente a jovens e adultos que buscam o mercado de trabalho.

Trabalho
Angélica de Oliveira Maciel é voluntária no Viver. ;Comecei a frequentar o instituto há algumas semanas. Hoje, estou apaixonada pelo projeto e não quero sair mais. Centenas de crianças contam com esse trabalho para manter os estudos e ficarem distantes das ruas. As famílias estão presentes e sabem que contam com o apoio de um trabalho sério.; Angélica desenvolve na instituição o planejamento para novos projetos e captação de voluntários. ;Volta e meia carecemos de planejamento para suprir todas as necessidades diárias de alimentação, aulas e até infraestrutura;, atenta.

A instituição conta com suporte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) e, principalmente, com apoio de voluntários e parceiros, como a Universidade de Brasília. O assistente social Alberto Marques, responsável pelo acompanhamento das crianças que frequentam o instituto, acredita que essas parcerias têm sido essenciais para o trabalho realizado na cidade. ;Cada dia é uma vitória alcançada. Todo o esforço que nossos parceiros, funcionários e voluntários dedicam a esse projeto é o que torna isso possível. A solidariedade é vista na ação desses alunos;, afirma.

TRANSFERÊNCIA ABERTA
; Alunos de instituições de ensino superior do Brasil ou de outros países poderão participar do processo seletivo de transferência facultativa que a Universidade de Brasília (UnB) está oferecendo. São 858 vagas para o primeiro semestre letivo de 2011, contemplando 59 cursos (45 diurnos e 14 noturnos) nos câmpus Darcy Ribeiro e de Planaltina. Para participar, o candidato deverá ter concluído entre 20% e 75% da carga horária do curso na instituição de origem. As inscrições estarão abertas de 6 a 15 de dezembro, na Central de Atendimento do Cespe/UnB, no Câmpus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. O formulário de inscrição está disponível no site www.cespe.unb.br/vestibular/1tf2011. A taxa é de R$ 100. Mais informações pelo telefone 3448-0100.

PARTICIPE

; Conheça o trabalho do Viver e saiba como se tornar um voluntário.
Site oficial: www.viver.org.br. Contato: 3036-4310

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação