postado em 13/11/2010 08:30
Um acidente gravíssimo na entrada de Taguatinga, ocorrido às 17h30 de ontem, matou um adolescente, feriu outros três e causou um congestionamento grande nas vias de acesso ao centro da cidade. Para se ter ideia, a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) ficou parada por três horas. A fila de carros, às 19h, chegou a 15 quilômetros. A situação só voltou ao normal às 20h30, quando os dois carros envolvidos na tragédia foram removidos da pista.O acidente ocorreu no viaduto de Taguatinga Centro, no sentido Pistão Sul. Pedro*, 17 anos, conduzia o Corsa azul, de placa JEC-6745/DF, quando perdeu o controle do veículo e caiu de uma altura de 12 metros atingindo o Corolla prata placa JFZ-8117/DF com mãe e filha dentro. Por sorte, elas tiveram ferimentos leves. Os outros adolescentes envolvidos no acidente são Maria*, 14 anos, Paulo*, 17, e Caio*, 17. Os sobreviventes foram levados pelos bombeiros ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidos ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), no fim da noite de ontem.
A 12; Delegacia de Polícia (Taguatinga Centro) registrou a ocorrência. Segundo o delegado plantonista Juvenal de Oliveira, uma testemunha contou que os jovens estavam reunidos em uma festa numa casa da Colônia Agrícola Vicente Pires. Ainda de acordo com o depoimento, eles teriam ido buscar uma colega em Taguatinga e o dono da casa, um adolescente de 17 anos, teria entregado a chave do carro do pai ;que está na Bolívia ; para Pedro. O rapaz foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) II, em Ceilândia, em razão de ter repassado o carro a um menor, mesmo sabendo que o jovem não tinha habilitação. ;Ele contou que o colega tinha o costume de dirigir e que, por isso, deu as chaves para ele;, disse o delegado. A polícia tem informações de que os garotos ingeriram bebida alcoólica na festa.
Causas
Ainda não é possível dizer o que causou a tragédia. Nenhum dos motoristas que passaram pelo Pistão Sul na hora compareceu à delegacia para contar como foi o acidente. ;Se alguém fechou (o Corsa) e foi embora, nós ainda não sabemos porque ninguém veio comunicar o fato;, disse o delegado Juvenal de Oliveira. Não se sabe se os adolescentes que estavam no Corsa usavam cinto de segurança. Pedro completaria 18 anos no próximo mês. No momento do acidente, o pai dele estava em uma fazenda de Brazlândia e só soube da morte horas depois da tragédia.
A família de Maria não conhecia os rapazes. Um tio dela que estava no HRT na noite de ontem disse que menina tinha ido para o colégio, mas não soube dizer se a garota estudava pela manhã ou à tarde. ;O choque foi muito grande. Não dá para acreditar;, disse o tio, que não quis se identificar à reportagem do Correio. Entre os feridos, apenas Caio chegou ao HRT consciente. Ele passou por exames e deve ficar em observação por ter batido a cabeça na lataria do Corsa. Familiares de Paulo também relataram que não conheciam os adolescentes envolvidos no acidente.
* Nomes fictícios em respeito ao Estatuto da Criança e do
Adolescente
Por causa do acidente,Taguatinga parou. Na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), motoristas que vinham do Plano Piloto enfrentaram cerca de15 Km de engarrafamento. A pista que liga o Pistão Norte ao Pistão Sul, onde o Corsa azul (placa JEC-6745/DF)caiu ficou interditada por cerca de três horas. Condutores que queriam seguir para a parte Sul precisaram passar pelo centro cidade. O desvio deixou o trânsito complicado também nas principais avenidas da região a administrativa (Sandu Sul/Norte, Comercial Sul/Norte e Pistão Sul).
Quatro viaturas do Detran foram encaminhadas para controlar o tráfego na área. Para evitar mais confusão no centro, uma faixa foi isolada para o uso exclusivo dos motoristas que seguiam viagem para a parte Sul da região. Mas a confusão no trânsito perdurou até a liberação do Pistão Norte, o que só aconteceu por volta das 20h30.
Dentro da cidade, condutores não entendiam o fluxo intenso de carros. Os mais apressados seguiam pela contramão ou buzinavam, impacientes. Para controlar a confusão, o Detran utilizou o helicóptero Sentinela para guiar os agentes sobre os procedimentos de controle a serem adotados.
;O trânsito deu um nó, o congestionamento chegou até a entrada do Guará;, disse uma agente do órgão. Meia hora depois da liberação do Pistão Norte, o trânsito voltou a fluir. (MS)