Cidades

Halo solar encanta brasilienses e turistas na tarde deste domingo

Roberta Machado
postado em 14/11/2010 18:03
Os brasilienses que se aventuraram a sair de casa no dia nublado deste domingo (14/11) ganharam um presente nada convencional. Em meio ao céu cinzento, um halo multicolorido emoldurava o Sol a pino por volta das 13h do horário de verão.

Apesar da aparência mística, a visão não passava de um arco-íris, causado pelas geladas nuvens que filtram a luz do amplo céu de Brasília há alguns dias. "Além de ter água, as nuvens têm gelo. A luz passa pelo gelo e forma um espectro contínuo de cores, que a gente vê como se fossem sete", desmistifica o físico Víctor Magalhães, mestrando de Astrofísica. O formato perfeito, segundo o especialista, deve-se à posição do sol e das nuvens na hora do ocorrido.

"Achei muito bonito. Eu já tinha visto o arco-íris normal, mas esse redondinho eu nunca tinha visto", contou o gerente de fazenda Edson da Costa, 41 anos, morador de Palmeiras (GO). Edson estava na capital a passeio, e viu o fenômeno quando fazia uma visita aos principais monumentos da cidade.

A guia do goiano, moradora de Brasília, revelou que demorou a perceber o que ocorria no céu. "A gente acaba não valorizando a paisagem e deixando passar as coisas desapercebidas", testemunhou Rita Lee Castro, 35 anos, moradora da Ceilândia. Quem perdeu o raro arco-íris ainda pode ter uma chance: segundo o Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet), o tempo nublado deve permanecer por pelo menos mais quatro dias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação