postado em 15/11/2010 08:22
Desde a sexta-feira (12/11), a previsão da Rodoviária Interestadual e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) de um grande volume de passageiros deixando a capital federal já era realidade. A estimativa é de que cerca de 34 mil embarques e desembarques sejam registrados até o fim de hoje entre os que optaram por viajar de ônibus ; um aumento de 20%, graças ao feriado. Além disso, o crescimento do fluxo de pessoas no Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek já era estimado em 26% em relação ao mesmo período do ano passado. As pessoas ausentes da cidade devem retornar ainda hoje, ao fim do dia.Quem ficou por aqui, porém, também pode aproveitar o dia de descanso para se divertir ao lado de familiares e amigos. Grande parte dos serviços de lazer funcionam, como shoppings, comércio, cinemas e restaurantes (confira a tabela), em horários especiais para o feriado. Apesar de o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prever um dia nublado, com pancadas de chuva, é possível arriscar uma ida ao Zoológico ou à Água Mineral com as crianças. O Eixão do Lazer ficará fechado para veículos das 6h às 18h, deixando seu espaço para caminhadas e pedaladas, enquanto o Pontão do Lago Sul funcionará até de madrugada.
Para quem preferir garantir abrigo em caso de chuva, há as dicas culturais. A exposição Corpos continua no ParkShopping, enquanto a mostra de obras de Carlos Vergara, no Shopping CasaPark, é encerrada hoje. Também é o último dia para conferir a exposição Cyber Art, na Caixa Cultural, que faz uma retrospectiva da carreira do artista plástico francês Zaven Paré.
Para saber mais
Dia da Proclamação da República
Em 1889, a monarquia vigente no Brasil passava por uma crise irreversível, diante das mudanças sociais que se impunham ; entre elas, a abolição da escravidão, ocorrida um ano antes ; e do descontentamento com o regime de D. Pedro II. Com o apoio de republicanos, o marechal Deodoro da Fonseca comandou a ameaça militar que, em 15 de novembro daquele ano, no Rio de Janeiro, dissolveu o Império e proclamou a República, dando início ao Governo Provisório. O feito foi, então, resultado de um golpe militar, e não da participação da população.
O que abre e o que fecha
Comércio
Horário a critério dos proprietários
Shoppings
As lojas funcionam das 14h às 20h, e as praças de alimentação, das 12h às 22h. No Pier 21 (Lago Sul), a praça de alimentação funciona das 12h à 1h
Cinemas
Sessões a partir das 12h
Bares e restaurantes
Funcionamento a critério dos proprietários
Bancos
Fechados no feriado
Supermercados
Funcionamento normal
Delegacias
Funcionam em regime de plantão
Detran
Postos não operam no feriado
Hospitais
Atendimento somente de emergências. Os postos de
saúde não funcionam
Complexo Cultural da República
Museu e biblioteca não abrem no feriado
Feiras
A Feira da Torre de TV fica aberta das 8h às 20h, e a dos Importados funciona das 9h às 18h.
A Feira do Guará não abre no feriado
Parques
A Água Mineral funciona das 8h às 16h. O Jardim Botânico fica fechado
Metrô
Funciona das 7h às 19h
Ônibus
Circulam segundo a tabela horária de domingo
Zoológico
Funciona normalmente, das 9h às 17h
Eixão do Lazer
Aberto ao público e fechado para veículos das 6h às 18h
Pontão do Lago Sul
Fica aberto das 8h às 2h