Com um sistema de coleta de leite materno que é referência no país e o auxílio das mães brasilienses, de janeiro a fevereiro deste ano, os nove bancos e os três postos de coleta de leite públicos do Distrito Federal recolheram aproximadamente 15 mil litros de leite materno, beneficiando 10,6 mil bebês.
Com isso, o DF é a unidade da federação que coleta proporcionalmente mais leite humano. Além disso, ao contrário de outros estados, em que os hospitais beneficiam com o leite materno apenas os bebês recém-nascidos ou com baixo-peso, as instituições brasilenses procuram atender aos demais casos de bebês internados.
Segundo a pediatra Miriam Oliveira dos Santos, coordenadora de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde, a parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) é fundamental no processo de doação das mães do DF. A corporação disponibiliza equipes com viaturas exclusivas para recolher o leite excedente na casa das doadoras.
Atualmente, a rede pública de Saúde do DF atende a 300 bebês que podem ou não estar utilizando o leite materno do estoque. No Hospital Regional da Asa Norte, que enfrenta baixa no estoque do alimento, dez recém-nascidos estão recebendo o suprimento diariamente. Outros cinco hospitais da rede pública passam por dificuldades semelhantes, em Planaltina, no Paranoá, em Ceilândia, em Santa Maria e em Taguatinga.
Para doar
O recipiente escolhido para armazenagem do leite materno tem que ser de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou de café solúvel. Os rótulos do vidro, tanto externos quando internos, devem ser retirados. O vidro, depois de bem lavado com sabão e bastante água, tem de ser fervido por 15 minutos, contados a partir do início da fervura. Ele deve secar livremente sobre um pano limpo. Por fim, quando o vidro estiver totalmente seco, deve ser fechado sem que se toque na parte interna. Caso a mãe não tenha o frasco, ela poderá procurar o Corpo de Bombeiros, que disponibilizá o recipiente já esterilizado.
Para retirar o leite, a doadora precisa lavar as mãos e os braços até o cotovelo, com sabão e água em abundância, prender os cabelos com uma touca ou um lenço, e cobrir nariz e a boca com uma máscara ou fralda. Não é necessário passar álcool ou outra substância parecida a fim de limpar os seios, apenas deve-se lavar as mamas com água e secar com uma toalha limpa.
A doadora deve, ainda, fazer massagem usando as pontas dos dedos por todo o seio com movimentos circulares, da auréola para a base da mama. Depois, é só começar a extração manual, desprezando as primeiras gotas do líquido. Em seguida, o vidro precisa ir para o congelador, evitando que o leite estrague.
Nas retiradas posteriores à primeira, a mãe deve usar um copo de vidro, esterilizado, para coletar o leite. Imediatamente após cada extração, a mãe deve depositar o que foi coletado no vidro que já está no freezer ou congelador, deixando no final do recipiente um espaço vazio de dois dedos da tampa para evitar vazamentos. O leite só poderá ficar estocado em casa até 15 dias após o início da coleta.
A doadora poderá telefonar para o Corpo de Bombeiro Militar (193) e aguardar o recolhimento, que será feito em até 72 horas. Ou, caso a mãe opte por ir a um dos bancos ou postos de coleta, ela deverá levar o vidro em uma caixa de isopor, sem gelo.
A interessada também poderá ligar para um dos bancos ou postos de coleta para receber auxílio, orientações e tirar dúvidas. Quem desejar contribuir de outra forma, fazendo doação de recipientes de café solúvel ou maionese, poderá ir a qualquer unidade da corporação do Corpo de Bombeiros e entregar os frascos.
Serviço
Postos ou Bancos de Coleta de Leite Humano
- BLH HFA (Forças Armadas) - 3966-2250
- BLH HRAN (Asa Norte) ; 3325-4207
- BLH HRAS (Asa Sul) ; 3345-7597
- BLH HRBZ (Brazlândia) ; 3479-9643
- BLH HRC (Ceilândia) ; 3372-9652
- BLH HRG (Gama) ; 3384-0337
- BLH HRP (Planaltina) ; 3388-9794
- BLH HRPA (Paranoá) ; 3369-9980
- BLH HRS (Sobradinho) ; 3387-3993
- BLH HRSM (Santa Maria); 3392-6287
- BLH HRT (Taguatinga) ; 3352-6900
- BLH HUB (Universitário de Brasília) ; 3348-5391
- Posto de Coleta São Sebastião ; 3339-1125
- Posto de Coleta HRSM (Samambaia) ; 3458-9811
- Corpo de Bombeiros Militar do DF - Telefone 193