Naira Trindade
postado em 16/11/2010 19:01
O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, apresentou medidas emergências para o Hospital Regional da Asa Sul (Hras), na tarde desta terça-feira (16/11). Um grupo de representantes do GDF também esteve presente no anúncio do governador, feito no próprio hospital.Rosso propôs fazer a compra emergencial de insumos que estão em falta, mais precisamente cinco deles; a convocação de pelo menos 42 técnicos de enfermagem -concursados que estão no banco de reserva; e a abertura de um edital de concurso público até sexta-feira (19/11) para técnicos em enfermagem e médicos, não há quantidade estimada de vagas.
Problema
O futuro dos bebês de 38 mulheres com gravidez de risco internadas no local é preocupante. Eles podem precisar de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que está restrita desde a disseminação das bactérias na unidade de saúde. Já foram constatadas 11 mortes de recém-nascidos infectados por bactérias na UTI Neonatal do Hras entre outubro e novembro deste ano.
Atualmente, 30 recém-nascidos estão internados na UTI e seis, isolados com diagnóstico de infecção das bactérias Klebsiella e Serratia confirmado. Além disso, o atendimento no hospital continua restrito a casos mais graves, como de grávidas com menos de 30 semanas de gestão, quando há maior perigo aos bebês.