Cidades

Constante falta de energia prejudica comerciantes e moradores da Asa Norte

postado em 17/11/2010 10:31
As quadras 213, 214, 215 e 216 da Asa Norte ficaram sem energia por cerca de duas horas na manhã desta quarta-feira (17/11). O problema teve início por volta das 8h e a energia foi restabelecida às 10h, segundo moradores e comerciantes, que reclamam dos constantes cortes no abastecimento. De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia Energética de Brasília (CEB), o órgão recebeu chamado por volta das 9h30 e, em seguida, uma equipe foi encaminhada para a 214 Norte.

Ao chegar no local, a equipe constatou que um pássaro, que havia tocado na rede, foi eletrocutado e ficou preso no cabo. Segundo o órgão, enquanto ele estava preso a rede teve curto circuito. Por esse motivo, a CEB não conseguiu restabelecer a energia pela chamada religação remota, que é feita à distância, pelo centro de operação. Assim que o pássaro foi retirado, por volta das 10h, a energia voltou às quadras.

Este é o segundo problema no abastecimento de energia das quadras esta semana. A CEB confirma que na manhã de terça (16/11) também faltou luz na região devido a uma árvore que caiu sobre a rede localizada na altura da 213 Norte, responsável pelo abastecimento até a 216. O órgão afirma que a interrupção durou cerca de uma hora.

No entanto, segundo o morador da 216 norte Rafael Fontana, o abastecimento de energia ficou prejudicado por mais tempo. "Ontem ficamos cerca de duas horas, das 11h30 até mais ou menos 13h40", diz. Fontana afirma que, há cerca de um ano, praticamente todos os dias há problemas relacionados a falta de energia na quadra. Segundo ele, a única explicação da CEB é que algum objeto teria batido nos cabos de energia da região. "A gente fica refém das informações deles e nada é feito".

Para o morador, o maior problema é enfrentado por pessoas que dependem da energia para manter ligados aparelhos de saúde, para tratamentos, e os restaurantes e estabelecimentos da quadra, que têm prejuízo com a falta de luz. É o caso da loja BSB Carnes, que fica no comércio da 216 Norte. Segundo o proprietário da loja, Francisco Chagas, a falta de energia prejudica bastante o serviço do seu estabelecimento, um açougue. "Estamos sofrendo muito sem energia. O prejuízo é de quase 100% porque não conseguimos fazer algumas coisas, como a produção de carne moída. E o pior é que não recebemos nenhuma explicação", comenta.

Outro comerciante também aponta prejuízo. Danilo Franças Vasconcelos, dono da papelaria Paper;s Line do comércio da 216 Norte, afirma que as vendas da papelaria estão prejudicadas desde ontem. "Ficamos quase três horas sem luz. Não posso acender uma vela aqui por causa dos papéis. O jeito é ficar sem energia e, consequentemente, sem cliente", diz, chateado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação