postado em 17/11/2010 17:39
Os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) do Distrito Federal registraram crescimento de 3,8% na economia, que atingiu R$ 117,6 bilhões referentes ao ano de 2008. O dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (17/11) pela Companhia de Planejamento (Codeplan).Dentre os três setores pesquisados: agropecuária, indústria e serviços, o último é o que concentra o maior potencial econômico. Em 2008, o setor representava 93,3% da economia do DF e sofreu uma elevação de 3,5% em relação ao ano anterior.
O PIB é o principal indicador de análise do desempenho da economia em uma região e dentro de um determinado período. Os dados do DF mantiveram o estado na oitava posição do ranking nacional.
Funcionalismo público
A atividade de administração pública, que fica dentro do setor de serviços, detém grande parcela da estrutura produtiva. A estabilidade no emprego poupa a economia de grandes quedas. Por isso, o DF não sentiu tanta perda na época da crise mundial, no final de 2008.
O valor do setor industrial cresceu 3,9% principalmente pelo desempenho da indústria de transformação. Porém o da agropecuária caiu 15,3%, devido ao fraco desempenho da lavoura temporária.