Cidades

Secretaria de Saúde promove seminário sobre cuidados paliativos no sábado

postado em 19/11/2010 10:34
O Núcleo de Cuidados Paliatiavos da Secretaria da Saúde promove, neste sábado (20/11), o seminário ;A Atenção Oncológica: da Prevenção aos Cuidados Paliativos;. O evento acontece a partir das 8h no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). Segundo o chefe do Núcleo de Cuidados Paliativos, Hélio Bergo, o objetivo é debater o tema com a interação de profissionais da saúde com a população para que possam ser divididas experiências e até criadas novas diretrizes no assunto.

Hélio Bergo explica que, durante o sábado, o seminário será dividido em duas partes. Na primeira, será debatido, por meio de palestras, a atenção oncológica que é uma das políticas do Ministério da Saúde, e também a prevenção e detecção precoce do câncer, formas de tratamento, reabilitação dos pacientes que não tem expectativa de cura, entre outros temas nesse sentido. As palestras serão ministradas por integrantes da Gerência de Câncer da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Na parte da tarde, o seminário segue para a fase da dinâmica, quando os participantes se juntam em grupos para discutir temas como morte e luto, direitos sociais e terminalidade. Após a discussão, os debates serão levados para um plenária. Para Hélio Bergo, essa interação poderá garantir troca de informação básica sobre os cuidados paliativos.

O chefe do Núcleo de Cuidados Paliativos também afirma que a ideia do seminário é abranger toda a população, não apenas profissionais de saúde. "Existe um curso de capacitação em cuidados paliativos a distância para profissionais da área e o seminário também pertence como uma atividade do curso. Uma coisa é fazer a parte teórica e outra é saber o que a população percebe sobre isso", explica.

Hélio ainda pede a participação da comunidade e principalmente das pessoas envolvidas com trabalhos voluntários nesse sentido. Para ele, o seminário é uma forma de apresentar à população as políticas de saúde nesse sentido, além de ser uma oportunidade de mesclar as ideias.

Cuidados Paliativos
O chefe Hélio Bergo explica que o termo "cuidados paliativos" é utilizado em todo o mundo após uma convenção da Organização Mundial de Saúde (OMS). O conceito unifica e garante a qualidade de vida para todos os pacientes que têm doenças, mas não há possibilidade de cura, apesar de todo o tratamento. "É quando alguém está doente de forma fatal e não há nada que se possa fazer, mesmo com o tratamento. É preciso garantir qualidade de vida. Pacientes com câncer e doenças neurologicas estão entre os exemplos", diz.

Serviço
Data: 20/11/2010
Horário: A partir das 8h
Local: Auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde
Inscrições: Gratuitas e podem ser feitas no local antes da abertura do seminário
Mais informações: 3348.6237

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação