postado em 22/11/2010 08:00
A maioria dos alunos da rede pública de Brasília, 55,7%, já testemunhou cenas de preconceito racial na escola. Entre os alunos negros, 30% disseram ter sofrido discriminação. A pesquisa, realizada em 2008, entrevistou 9.937 alunos e 1.330 professores da 5; série do ensino fundamental ao 3; ano do ensino médio. Foi feita pela Secretaria de Educação em convênio com a Rifla (Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana). O resultado é um livro de 495 páginas, Revelando tramas, descobrindo segredos: violência e convivência nas escolas, acessível pelo site www.se.df.gov.br.Entre os alunos entrevistados, 45% se declararam pardos, 13% se revelaram negros e 22%, brancos. Entre os professores, 42% se disseram brancos. Outros 37% se reconhecem pardos e 10% afirmam ser negros.
Universo de diversidade racial, as escolas estão reproduzindo a discriminação e o preconceito que existe do lado de fora. ;Até que ponto a escola está sendo coerente com sua função social quando se propõe a ser um espaço de preservação e incentivo da diversidade cultural e racial brasileira?;, pergunta Miriam Abramovay, coordenadora da pesquisa.
Há três meses, a Secretaria de Educação criou uma coordenação de diversidade na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (EAPE) com o objetivo de preparar professores, orientadores e servidores para atuar em três temáticas consideradas prioritárias: sexualidade, gênero e relações étnico-raciais. ;Vamos levantar a demanda das escolas, oferecer formação e assistência aos professores para que eles saibam como tratar os conflitos de diversidade sem inviabilizar a diferença e, ao mesmo tempo, transformá-las em enriquecimento do processo pedagógico e não de exclusão escolar;, diz a professora Leila Dark, uma das coordenadoras de diversidade.
Todas as escolas da rede pública do DF já cumprem a Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o estudo de história e cultura afro-brasileira nos ensinos fundamental e médio.
PARA LER
Superando no racismo na escola, Kabengele Munanga (organizador), Ministério da Educação, 2005. É um livro voltado para educadores, mas numa linguagem acessível a qualquer leitor. Reúne artigos de autores diversos com reflexões sobre o preconceito e a discriminação racial no cotidiano escolar. Ao mesmo tempo, os autores sugerem possibilidades de superação do racismo em sala de aula.
;Com a dor, enegreci;
NÁDIA MARIA RODRIGUES, 42 anos, professora da rede pública do DF, solteira, nascida em Caxias, Maranhão. Está em Brasília há 39 anos, mora em Águas Claras. Em 2008, ganhou o prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação.
Quando eu tinha 3 anos, meu pai se separou da minha mãe e veio para Brasília com os cinco filhos. Meu pai é negro. Não me lembro de minha mãe, mas dizem que ela não é completamente negra. Deve ser mestiça. Morei na Ceilândia quase a vida toda. Em casa eu era chamada de cabelo de bombril. Sou a única da família que nasceu com o cabelo tão crespo. Minhas colegas, de brincadeira, também me chamavam de neguinha do cabelo de bombril, de cabelo de retrós. Isso doía muito. Era uma coisa que eu não tinha como mudar. Eu não tinha dinheiro pra alisar o cabelo.
Quando eu era pequena, era eu quem catava meus piolhos. Amarrava um pano na cabeça, punha o cabelo pra frente e passava o pente-fino. Doía o braço para desembaraçar. Eu passava óleo de cozinha porque não tinha dinheiro para comprar cremes, xampus, essas coisas. Fui eu que alisei meu cabelo a primeira vez. Devia ter uns 12 pra 13 anos, fui trabalhar na feira do Guará, vendendo roupa. Me lembro que comprei uma pasta de abacate. Passei aqui [mostra a testa] e ficou um buraco. Foi muito sofrido. Fui melhorando a grana, e daí pra frente usei química a vida toda. Quando entrei na Secretaria de Educação, comecei a alisar o cabelo no salão de beleza. Na verdade, eu queria esconder o cabelo de bombril para amenizar o sofrimento. Meu cabelo era a raiz do sofrimento.
Em meados de 2007, passei por momentos muito difíceis. Havia perdido uma gravidez e um irmão meu estava enfrentando grave problema. Estava muito sofrida. Aí uma amiga me convidou para participar de um grupo de estudos chamado Neafro da Católica [Universidade Católica de Brasília]. Fui à reunião. Daquele dia em diante minha vida mudou. Quando cheguei, eles estavam discutindo um texto que falava sobre mulheres que alisam o cabelo. De uma escritora negra chamada Bell Hooks, Alisando os nossos cabelos. Doeu muito em mim, chorei muito quando li aquele texto. Ele fala da importância de a mãe trançar o cabelo da filha. Eu alisava o cabelo para seguir o modelo-padrão. Quando entendi isso, foi tão forte que falei: ;Vou deixar meu cabelo ficar crespo;.
;Que cabelo é esse?;
Foi uma pressão muito grande lá em casa. Meu irmão falou assim: ;Que cabelo é esse?;. E meu pai: ;Ela agora aprendeu a fazer essas tranças e a botar esse fuá pra trás;. A essa altura eu já estava mais fortalecida. ;Vem cá;. Expliquei pra ele o racismo, falei como foi a chegada dos escravos, como eles foram tratados, de que isso se perpetuou, de como a gente é excluído. Falei, falei, falei. Ele parou, pensou e disse: ;Ô, rapaz, eu não sabia disso;. Por isso que eu digo: mudei algumas pessoas na minha vida. Lá na escola, ninguém mais fala perto de mim ;cabelo ruim;. Não é cabelo ruim, é cabelo crespo. Uso meu cabelo blecão mesmo, presinho, ponho faixa, turbante.
Como não me ensinaram isso? Como não me falaram que eu era negra? Como a escola nunca tocou nesse assunto? Fiquei revoltada com tudo o que havia descoberto, com o que a sociedade havia feito comigo e com minha família. Não culpo meu pai; ele estava reproduzindo uma coisa que aprendeu. Através da dor, enegreci.
A partir daí minhas aulas de história e cultura afro-brasileiras passaram a ficar mais ricas. Foi uma consequência natural das minhas transformações. Eu estava nesse processo quando encontrei um escrito no quadro da minha sala: ;Negra burra;. Era uma letra bem grande, no meio do quadro. Não era letra de criança. Apaguei. Na mesma época, começaram a sumir materiais que eu produzia com as crianças. Até que um dia sumiu um mural enorme. Fizemos na sexta-feira, coloquei do lado de fora da sala e na segunda não estava mais. Os das outras professoras continuavam lá, menos o meu. Foi aí que me lembrei do ;negra burra;. Só podia ser a mesma pessoa, alguém estava querendo me agredir de alguma forma. Contei pra minha irmã, que é policial civil, e ela me perguntou por que eu não havia fotografado, que aquilo era crime. E me perguntei: ;Por que apaguei aquele escrito? Por que não fotografei? Estou estudando essas coisas, vendo essas questões, não posso deixar passar;.
Um dia, no horário do recreio, pedi pra falar com a diretora, os professores, os servidores. Foi a primeira vez que me pronunciei publicamente a respeito. Estava chorando pra caramba. Falei que eu tinha visto aquela escrita, mas não havia me dado conta do que aquilo significava, que não ia aceitar mais aquilo. Depois, escrevi uma carta, coloquei no mural e em alguns pontos estratégicos da escola e mandei para o sindicato. Você não sabe como essa minha atitude me fortaleceu, me deu mais força pra trabalhar.
Pouco tempo depois, uma colega me falou de um concurso do Ministério da Educação para professores de todo o país. Vi que preenchia todos os pré-requisitos e me inscrevi. Em 2008, ganhei o Prêmio Professores do Brasil, por conta de minhas atividades em sala de aula. Depois disso, passei a ser mais respeitada.No primeiro dia de aula do ano passado, pedi para as crianças fazerem um desenho do rosto delas pra pôr no crachá. Vi crianças negras se desenhando louras dos olhos azuis. Na aula seguinte, levei um espelho pra sala de aula, me sentei numa rodinha com eles, e pedi pra quem eles olhassem pro crachá. E que eles dissessem como é que se desenharam e como é que eles eram. Foi a primeira reflexão de identidade. Depois, pedi que eles fizessem o crachá novamente do jeito que eles eram. Mas antes pedi para eles olharem no espelho. O formato do rosto, o cabelo, o tamanho, a textura, a cor. Como o crachá ficou diferente! Aí falei para eles que a gente tem de gostar da gente do jeito que a gente é.
;Só namoro homens negros;
Sempre atraí homens brancos. Nunca havia namorado um cara negro.Tem essa coisa do homem branco querer namorar mulher negra por causa do mito de que são boas de cama, mas sei identificar isso e botar pra correr, se for o caso [risos]. Tive namoros esporádicos com caras brancos e os dois mais duradouros também eram brancos. Lembro que quando meu primeiro namorado me levou à casa dele, a mãe dele, cearense, não escondeu o estranhamento: ;Você é que é a Nádia??;. Deixou claro, claríssimo, o seu desagrado. Hoje ela me ama. Eu não me sentia merecedora de um namorado que me valorizasse, que me respeitasse, que me amasse. Vivia relações ruins.
Depois que fui para o grupo de estudos discutir gênero e raça, me valorizo, me respeito, me imponho, vou para o embate, se for preciso. Depois que passei a me perceber negra, que me acho bonita do jeito que eu sou e o homem que quiser ficar comigo vai ter que me valorizar e me respeitar. Depois de minha transformação, só namoro homens negros. Me sinto à vontade com um negro. Ele sabe que vai pegar no meu cabelo e vai sentir uma coisa dura, que não é um cabelo liso.
Eu era cega, a minha revolta é a minha cegueira.Tudo mudou na minha vida depois que eu enegreci.
JOAQUIM NABUCO
1849/1910
;Só eles [os escravos] com efeito sentem uma dor ao lado da qual a de tantos proletários ; de não ter nada e ninguém no mundo que se possa chamar seu ; é até suave: a dor de ser de outrem;
O abolicionismo, Editora UnB, 2003, página 27
LEIA AMANHÃ
Até hoje a copeira Sônia Maria Gomes de Morais não pega o Grande Circular. Tem medo de cruzar com o passageiro que cuspiu em seu rosto e a chamou de ;negra safada;
O nome da ofensa
Assolan
Africano
Amendoim
Beiçuda
Bois de cabelo enrolado
Cabelo de bombril
Cabelo ruim
Cabelo à prova d;água
Carvão
Chica da Silva
Chiclete de mecânico
Chocolate podre
Churrasquinho
Cola de asfalto
Endiabrado
Escravo
Feijoada
Feijão-preto
Fumaça
Galinha preta de macumba
Gorila
Macaco
Macaco-da-bunda-vermelha
Maconheiro
Mussum
Lacraia
Neguinho da favela
Negro safado
Nega do fubá
Palito de fósforo
Petróleo
Picolé de asfalto
Pneu
Suco de pneu
Pré-histórica
Preta fedida
Preto de macumba
Toddy
Torrada queimada
Tição
Tiziu
Zé Pequeno
Fonte: Revelando tramas, descobrindo segredos: violência e convivência nas escolas, Secretaria de Educação do DF/Ritla, 2000.