Cidades

Produtores rurais devem vacinar o gado contra a febre aftosa até o dia 30

postado em 23/11/2010 12:20
Pensando na importância do setor agropecuário na economia brasileira, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Distrito Federal (Seapa) chama a atenção para a campanha de vacinação contra a febre aftosa nos rebanhos do DF. O prazo para a vacinação de vacas, bois e búfalos vai até o dia 30 de novembro.

De acordo com a Seapa, pelo menos 103 mil cabeças de gado devem ser vacinadas, o que equivale a 98% do rebanho da capital. "É muito importante que o produtor faça a vacinação para garantir o padrão de qualidade e evitar uma série de embargos econômicos para o DF", frisa a veterinária da Secretaria, Priscilla Pereira Moura. Os produtores devem adquirir as vacinas em uma das 26 lojas agropecuárias espalhadas pela cidade que estão autorizadas a comercializar o produto. A lista dos estabelecimentos está no site www.sa.df.gov.br

De acordo com a veterinária, a doença é altamente contagiosa e pode ser transmitida pela água, ar, alimentos, pássaros e até mesmo pessoas que entram em contato com animais doentes. "O gado diagnosticado com a febre aftosa apresenta vesículas e úlceras na boca, nas patas e nas tetas, perda de apetite, salivação e manqueira. Como consequência a produção leiteira é afetada, há perda de peso, crescimento retardado e menor eficiência reprodutiva", explica.

Quem perder o prazo de vacinação poderá comprar as vacinas posteriormente, mas vai ter que pagar multa de R$ 1,17 por cada animal, além de perder a autorização de transitar com o rebanho. O DF não registra casos da doença desde 1993.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação