Cidades

Ibama inicia operação de combate ao tráfico de animais nesta terça-feira

postado em 23/11/2010 19:31
Em operação iniciada nesta terça-feira (23/11), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 80 passáros em um cativeiro irregular no Gama. A ação foi batizada de Operação Tentáculos e visa combater o tráfico de animais silvestres no Distrito Federal e Entorno.

Segundo o chefe da Divisão de Gestão e Proteção Ambiental do Ibama-DF, Hugo Américo Rubert Schaedler, entre as aves apreendidas estão espécies nativas da fauna brasileira como o canário-da-terra, trinca-ferro, papa-capim e outras. "Os animais serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde serão examinados para saber se têm condição de soltura ou de serem encaminhados a criadores autorizados pelo Ibama", explicou.

Hugo também contou sobre a estatística feito pelo Ibama que calcula o impacto ambiental causado pelo tráfico de animais. "A cada animal preso em uma gaiola outros nove morrem" disse. "Nos últimos cinco anos, sete mil animais foram apreendidos, ou seja, 70 mil animais morreram", conclui.

A operação acontecerá até o final do ano e, segundo o chefe de Divisião, a demanda está pronta e foi programada de acordo com as informações colhidas no disque-denúncia. "As áreas mapeadas com mais denúncias são o Gama, Ceilândia, Samambaia e Sobradinho", disse Hugo. Segundo ele, as denúncias de fauna correspondem a 50% das denúncias feitas ao Ibama.

Este crime ambiental gera multa de R$ 500,00 por animal apreendido e o processo criminal segue para o Ministério Público. Se o animal estiver na lista dos ameaçados de extinção, a multa sobe para R$ 5 mil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação