Cidades

Reportagem do Correio leva MPDFT a investigar irregularidades em vias do DF

postado em 24/11/2010 11:12
A matéria "Falhas antigas e negligenciadas", veiculada no Correio nesta segunda-feira (22/11), da repórter Ariadne Sakkis, levou a Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) a abrir um procedimento interno para investigar possíveis irregularidades nas vias citadas, como o acesso à Ponte JK, sentido Lago Sul. Em 6 anos, 16 acidentes foram registrados no local.

"Já tinha visto outras matérias, mais antigas, sobre a liberação de outras vias. Nesta reportagem, um engenheiro da UNB diz que os reparos não são tão difíceis e ele também será ouvido", explica o procurador distrital dos direitos do cidadão, José Valdenor Queiroz.

[SAIBAMAIS]Na ação, serão colhidos dados técnicos e, segundo o procurador, órgãos de trânsito, como o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) também prestará esclarecimentos. "Desejamos firmar um acordo para que o DER promova alterações, sem necessidade de uma ação judicial. No entanto, se for necessário, recorreremos à Justiça", diz.

Para ele, por conta do período de transição do governo, este acordo só poderá ser feito no próximo ano. "Eu sempre leio o jornal e procuro enxergar os problemas. Claro que não há como abrir procedimentos para todos os casos, mas os de maior repercussão", esclarece.

Matéria
A matéria denuncia que o Distrito Federal tem pelo menos quatro pontos onde há frequente ocorrência de acidentes independe da habilidade e da cautela do condutor. Nessas pistas, especialistas apontam erros de projeto, que contribuem para o aumento do risco de colisões.

Os motoristas precisam redobrar a atenção ao trafegar em pontos como a Ponte JK, que liga o Lago Sul à Esplanada dos Ministérios, e o viaduto de Taguatinga Centro - onde um carro despencou no último dia 13, na via que liga ao Pistão Sul, causando a morte de três adolescentes. Os problemas que transformam os locais em perigosos são antigos. As soluções, embora simples, parecem distantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação