No Dia Internacional Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, comemorado na quinta-feira (25/11), a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) realizará uma ação na Rodoviária do Plano Piloto. As mulheres receberão orientações sobre a Lei Maria da Penha.
Cartilhas com informações sobre combate e prevenção ao estupro também serão distribuídas. Além disso, a unidade da DEAM registrará ocorrências de mulheres que queiram denunciar agressores.
De acordo com a Divisão de Comunicação da Polícia Civil, o horário do atendimento será das 13h às 19h. A unidade vai ficar na plataforma da Rodoviária do Plano Piloto, próximo à administração do local.
25 de novembro
A data foi definida em 1981, no primeiro Encontro Feminista Latino-Americano, realizado para lembrar as irmãs Mirabal, assassinadas pela ditadura Lêonidas Trujillo na República Dominicana. A Constituição Federal de 1988 obriga o Estado a tomar todas as medidas necessárias para prevenir, punir e erradicar a violência no âmbito da família. Em 1995, o Brasil ratificou a Convenção Interamericana para prevenir, punir e erradicar a violência de gênero.