Cidades

Resultado do comércio em outubro é o melhor de 2010, segundo a Fecomércio

Em relação a setembro, a alta foi de 4,38%

postado em 26/11/2010 08:26
Em outubro, o comércio do Distrito Federal manteve a trajetória de bom desempenho que vem cravando desde o início do ano. A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista do DF, realizada periodicamente pelo Instituto Fecomércio, apontou que, no último mês, o volume de negócios fechado pelos lojistas locais aumentou 15,52% na comparação com o mesmo período de 2009. É o melhor resultado mensal registrado em 2010. Frente a setembro também houve incremento, de 4,38%. No acumulado do ano, a comercialização no varejo acumula alta da ordem de 8,75%.

Adelmir Santana, presidente da Federação do Comércio de Bens, Turismo e Serviços do Distrito Federal (Fecomércio-DF), diz que o crescimento nas vendas registrado em outubro pode ser atribuído à proximidade das festividades de fim de ano. Ele também elenca como motivo o aquecimento econômico em âmbito nacional.

;Acho que será um Natal excepcional. A economia vai bem, não cresceu o desemprego, e há aumento na renda;, comemora. O presidente da Fecomércio-DF diz que a expectativa do segmento varejista é de que as políticas governamentais que garantiram maior poder de compra aos brasileiros sejam mantidas pelas novas gestões que se iniciam, em níveis nacional, local e estadual. ;Na medida em que os programas sociais e de transferência de renda se acentuam, as pessoas vão continuar consumindo;, avaliou Santana, que defendeu também estímulo às micro e pequenas empresas e medidas fiscais.

Para ele, o principal número a ser destacado na última Pesquisa Conjuntural é o relativo à alta acumulada no ano das vendas. ;Este ano deve fechar com desempenho acumulado perto de 8%. Tivemos resultados melhores, acima de 10%. Ainda assim, 2010 é um ano muito significativo para o comércio do Distrito Federal;, afirmou.

Vestuário e carros
Dentre as atividades comerciais, cujo desempenho é avaliado pela pesquisa, as que mais cresceram foram a venda de roupas e de automóveis. Ambas registraram vendas 11,69% maiores frente ao mês de setembro. Os segmentos com redução mais acentuada nos negócios frente a setembro foram lojas de departamento (queda de 5,63%), móveis e decoração (redução de 2,77%) e informática (menos 1,97%).

À frente da loja Verdemanga, que vende peças de roupas que imitam o estilo dos anos 50 e camisetas de produção própria, a empresária Gracilene de Bessa Paulino diz que houve aumento no fluxo de clientes nos dois últimos meses. A coleção verão, que ficou exposta nas prateleiras ao longo de outubro, foi toda substituída por peças da coleção alto verão. Não foi necessário fazer promoção para desencalhe. ;Foi bem diferente do ano passado, quando fizemos muitas liquidações. Acho que as pessoas estão com uma situação financeira legal, e comprando já animadas para o fim de ano;, comenta.

Mário Celso Araújo trabalha em um ramo completamente diferente do de Gracilene, o da venda de veículos. Mas, como ela, tem o que comemorar. Gerente comercial das lojas Brasal e Taguauto, ele afirma que, no último mês, a comercialização de veículos ficou cerca de 14% acima da ocorrida em outubro de 2009. ;O fim de ano é uma época boa para a gente. Tem os modelos novos de veículos, o 13; chegando para os clientes, e as montadoras e financeiras fazendo promoções até o carnaval;, destaca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação